Avaliação das preocupações sentidas durante a gravidez: Estudos psicométricos da versão portuguesa da Cambridge Worry Scale (CWS)

Bárbara Nazaré, Ana Fonseca, Ana Maria Canavarro

Resumo


A Cambridge Worry Scale (CWS) constitui um instrumento multidimensional desenvolvido para avaliar o conteúdo e a intensidade das preocupações sentidas durante a gravidez, concetualizadas como normativas. O presente trabalho pretendeu avaliar o comportamento psicométrico da versão portuguesa da CWS, procedendo ao estudo da sua estrutura fatorial, validade e fidelidade. Uma amostra de 430 grávidas, maioritariamente na primeira metade da gestação, respondeu a uma bateria de questionários composta por três instrumentos de autorresposta (CWS, Brief Symptom Inventory e Antenatal Emotional Attachment Scale). Através de análises fatoriais confirmatórias, testaram-se diversos modelos apresentados na literatura. O mais adequado engloba 13 itens e uma estrutura de cinco fatores: Área Sociomédica (preocupação com procedimentos médicos e com o parto, bem como com a interação com o bebé após o nascimento), Relações (com o companheiro e com familiares e amigos íntimos), Perda Reprodutiva (preocupação com a possibilidade de aborto espontâneo e com a identificação de um problema médico no bebé), Saúde (da própria e de outras pessoas significativas) e Área Socioeconómica (englobando os âmbitos financeiro, profissional e habitacional). A CWS apresentou valores adequados de consistência interna e bons níveis de validade (de construto, convergente, discriminante e de critério com base na diferenciação de grupos). Assim, constitui um instrumento passível de ser utilizado em contexto clínico e de investigação.

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14417/lp.625

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrónico: 1646-6004 | Copyright © ISPA - Instituto Universitário, 2012 | Portal otimizado para Internet Explorer 10, Firefox 32+, Chrome 37+ e Safari 5+.