“O Espaço da política”: Avaliação da conotação política e da valência de uma lista de palavras

Margarida Vaz Garrido, Ana Rita Farias, Tomás Palma

Resumo


Neste artigo, apresentamos um pré-teste de um conjunto de 123 palavras relacionadas com política. Cada palavra foi avaliada por 54 indivíduos no que diz respeito à sua conotação política (esquerda ou direita) e ainda no que diz respeito à sua valência (negativa ou positiva). Os resultados permitiram identificar 47 palavras de esquerda e 29 de direita avaliadas significativamente abaixo e acima do ponto médio da escala, respectivamente, como também 47 palavras relacionadas com política mas avaliadas como neutras (no ponto médio da escala) na dimensão esquerda-direita. Análises posteriores permitem ainda identificar uma lista de 17 palavras de esquerda e de 7 palavras de direita avaliadas de igual modo por respondentes de diferentes orientações políticas. Finalmente a valência destas palavras foi também analisada separadamente para respondentes de esquerda e de direita.

A lista de estímulos obtida constitui uma base de trabalho para potenciais estudos quer no campo mais emergente da cognição situada, quer nos domínios já consolidados da psicologia social e da psicologia política.


Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14417/lp.650

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrónico: 1646-6004 | Copyright © ISPA - Instituto Universitário, 2012 | Portal otimizado para Internet Explorer 10, Firefox 32+, Chrome 37+ e Safari 5+.