Normas de associação livre para 200 palavras de diferentes níveis de concreteza

José Frederico Marques, Mara Alves, Miguel Borges, Inês Casqueiro, Aleksandra Dziuba, João Ferreira, Inês Galriça, Rute Pardal, Mariana Sequeira

Resumo


Este artigo apresenta uma base de dados de normas de associação de palavras desenvolvida para investigação experimental em psicologia. Ele contém normas de associação livre para 200 palavras na língua portuguesa variando em termos de concreteza recolhidas com um grupo 108 falantes do português europeu. Aos participantes era pedido que escrevessem para cada palavra alvo a primeira palavra que esta lhes fazia lembrar. A parte principal do artigo contém uma lista de todas as respostas associativas e sua frequência para cada uma das 200 palavras alvo. Estas normas são úteis para investigadores e estudantes em muitos campos da psicologia, especialmente para o estudo da linguagem e da memória, onde o grau de associação entre pares de palavras é muitas vezes uma variável importante.

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14417/lp.712

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrónico: 1646-6004 | Copyright © ISPA - Instituto Universitário, 2012 | Portal otimizado para Internet Explorer 10, Firefox 32+, Chrome 37+ e Safari 5+.