Construção e determinação das qualidades psicométricas do Questionário de Suporte Social Snstitucional na Saúde (QSSIS)

Maria Manuela Calheiros, Ana Paula Paulino

Resumo


Este estudo tem como objectivo apresentar uma proposta de instrumento para aceder à percepção do suporte social institucional na saúde: o Questionário de Suporte Social Institucional na Saúde (QSSIS) estudando as suas características métricas.

Apesar do reconhecimento dos efeitos positivos na saúde do suporte social poucos estudos abordam a temática do suporte social fornecido por técnicos de saúde. Os resultados obtidos com uma amostra de 328 adolescentes, mostram valores adequados de consistência interna e sensibilidade. A análise da estrutura factorial do QSSIS incluiu duas dimensões do constructo: estrutural e funcional. A dimensão estrutural agrupou sete itens em três factores: Tempo, Localização e Burocracia. A dimensão funcional incluiu 30 itens agrupados segundo cinco factores, denominados de Suporte Emocional/Relacional, Suporte de Estima, Suporte Social Tangível – Saúde; Suporte Social Tangível – Educação Sexual e Suporte Avaliativo. A validade de constructo realizada com o Social Spport Questionnaire (SSQ6; Sarason, Sarasom, Shearin, & Pierce, 1987) e a validade concorrente medida pela recorrência aos serviços de saúde, evidenciou que o Suporte de Estima é o factor mais correlacionado com o suporte social informal avaliado pela SSQ6 e o Suporte Tangível na Saúde e a Acessibilidade Temporal, os que mais estão associados à procura dos cuidados de saúde.

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14417/lp.755

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrónico: 1646-6004 | Copyright © ISPA - Instituto Universitário, 2012 | Portal otimizado para Internet Explorer 10, Firefox 32+, Chrome 37+ e Safari 5+.