Acordo inter-juízes: O caso do coeficiente kappa

Ricardo Fonseca, Pedro Silva, Rita Silva

Resumo


Sempre que é preciso classificar um conjunto de dados num dado número de categorias, vários tipos de enviesamentos podem ocorrer. Com vista à sua minimização é frequente o recurso a mais do que um juiz para categorizar os mesmos dados, analisando-se posteriormente o seu grau de acordo e consequentemente a fiabilidade da classificação. Entre os vários índices de acordo inter-juízes mencionados na literatura, o coeficiente kappa (Cohen, 1960) é referido como o mais frequentemente utilizado quando as variáveis em estudo são nominais.

Neste artigo, procuramos descrever este coeficiente, apresentando a sua definição, pressupostos, fórmula, e ilustrando os passos para o seu cálculo. Exploramos também o seu desenvolvimento para kappa ponderado (Cohen, 1968). Por fim, algumas críticas feitas a este coeficiente de acordo inter- -juízes são sumariamente discutidas.

 


Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrónico: 1646-6004 | Copyright © ISPA - Instituto Universitário, 2012 | Portal otimizado para Internet Explorer 10, Firefox 32+, Chrome 37+ e Safari 5+.