O João entornou o café, logo é desastrado, mas foi empurrado, logo não é desastrado. Frases implicativas de traços com continuações situacionais e neutras para o estudo das Inferências Espontâneas de Traços

Mário Boto Ferreira, Ana Sofia Alves Conte de Morais, Daniel Gil Gonçalves Ferreira, Nikola Stanimirov Valchev

Resumo


A investigação em Inferências Espontâneas de Traços de personalidade envolve comummente o uso de descrições comportamentais implicativas de traços. A extensão em que a percepção social é afectada pelo traço de personalidade subjacente a cada comportamento (através de diversas manipulações experimentais) é um indicador da ocorrência de inferências espontâneas. Neste sentido, é crucial garantir que as descrições comportamentais usadas desencadeiem a inferência do traço que o experimentador tem em mente. O presente trabalho apresenta os pré-testes de 44 frases implicativas de traço quanto ao consenso dos traços implicados e dos efeitos atribucionais de dois tipos de continuação para cada frase (situacional e neutra).

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14417/lp.781

Apontadores

  • Não há apontadores.


ISSN Eletrónico: 1646-6004 | Copyright © ISPA - Instituto Universitário, 2012 | Portal otimizado para Internet Explorer 10, Firefox 32+, Chrome 37+ e Safari 5+.