Construção e validação de questões de conhecimento geral

João Fundinho, Karlos Luna, Pedro B. Albuquerque

Resumo


Várias linhas de investigação da memória recorrem a questões de conhecimento geral como estímulo, utilizando dados de exatidão e confiança na resposta às mesmas. Estudos prévios revelam que a dificuldade das questões pode dificultar o estudo de vários fenómenos, pelo que é necessário controlo sobre a sua seleção. O presente estudo procurou desenvolver e testar um conjunto de questões de conhecimento geral que possam ser utilizados no futuro. Os participantes responderam a 40 questões de conhecimento geral e teceram julgamentos de confiança relativos à resposta de cada uma das questões. Nos resultados são apresentadas as médias de exatidão e confiança de cada questão. Este estudo providencia novo material a ser utilizado em investigações futuras, permitindo a escolha de questões pela sua exatidão e confiança ou até pelo viés de resposta.


Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14417/lp.973

Apontadores

  • Não há apontadores.


ISSN Eletrónico: 1646-6004 | Copyright © ISPA - Instituto Universitário, 2012 | Portal otimizado para Internet Explorer 10, Firefox 32+, Chrome 37+ e Safari 5+.