Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: Estudos de adaptação para o ensino secundário

Andreia Gomes, Ângela Sá Azevedo, Paulo Cesar Dias, Teresa Guimarães, Isabel Lima, Ana Salgado

Resumo


Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados de adaptação da Escala de Orientações Gerais para Objetivos de Desempenho (EOGOD, McInerney & Yeung, 2000). Trata-se de instrumento de medida com cinco escalas de motivação: Valorização da Motivação, Motivação Geral, Orientação para a Mestria, Orientação para o Desempenho e Orientação Social. Para a sua adaptação, foi realizada análise fatorial confirmatória e validação cruzada e análise de consistência interna a partir de dois grupos, de 617 e 418 estudantes do Ensino Secundário. Os dados obtidos permitiram encontrar uma solução com boas propriedades psicométricas, seja em termos de validade como fidelidade aceitáveis, assim com diferenças em função do género e relação com a idade e escolaridade. Os resultados são discutidos e apresentadas sugestões

Palavras-chave


Objetivos, Desempenho, Motivação, Ensino secundário, Escala

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DOI: https://doi.org/10.14417/ap.1262

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