Aprender vivendo: As experiências de vida no desenvolvimento e na aprendizagem

Isabel Matta

Abstract


As perspectivas actuais da Psicologia representam um progresso significativo nas relações entre factores sócio-culturais e cognição. Se está mais ou menos assente que estes factores são inseparáveis, a explicação das suas intersecções têm variado segundo diferentes autores. A maioria dos estudos tem oscilado entre o estudo das práticas sociais e a mente da criança. Preocupamo-nos em estudar a criança num mundo sócio-cultural, agindo e percebendo, tornando-se um participante competente em acontecimentos sócio-culturais, e as consequências cognitivas dessa participação. O foco é a criança com uma visão emergente da realidade e os meios que emprega para interpretar e (re)construir essa realidade.

Defendemos a ideia de que os modos de representação esquemática de experiências de vida proporcionam uma estrutura que permite a comunicação e compreensão mútua (actividade social), mas também são instrumentos mediadores da actividade cognitiva. Neste processo, necessariamente associados aos progressos na linguagem, a narrativa assume um papel preponderante. Começando como organizador da comunicaçãoe da experiência vívida com a necessidade de anarrar para um outro, depressa se revela como organizador cognitivo. A reflexão teórica é apoiada em dados de investigações empíricas que temos vindo a desenvolver.


Keywords


desenvolvimento do pensamento; representações mentais de acontecimentos; desenvolvimento da narrativa



DOI: https://doi.org/10.14417/ap.131

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | The portal and metadata are licensed under the license Creative Commons CC BY-NC