Estereótipos profissionais compósitos: Sobre a geração e teste de traços emergentes

Miguel F. Benrós, André R. Vaz, Hugo Assunção, Ana Sofia Santos, Tomás A Palma, Leonel Garcia-Marques

Resumo


Somos frequentemente confrontados com pessoas que fazem parte de múltiplas categorias, por vezes com implicações que conflictuam no que respeita aos estereótipos que lhes estão associados. Investigação anterior demonstra que, quando são gerados atributos para estereótipos compósitos, são criados os chamados atributos novos e emergentes. Estes parecem derivar do conhecimento acerca das categorias constituintes, mas também do conhecimento acerca do mundo em geral (e.g., Hastie, Schroeder, & Weber, 1990; Kunda, Miller, & Claire, 1990). O presente trabalho, de forma semelhante a investigação anterior de Kunda e colaboradores (1990), testa categorias profissionais compósitas, e as suas constituintes simples, numa amostra Portuguesa. De acordo com o nosso conhecimento, não existe evidência anterior, em língua Portuguesa, de que as categorias compósitas conduzam à geração de propriedades emergentes. Neste artigo, explora-se empiricamente o tipo de conteúdos que são gerados, e como é resolvido o conflito entre constituintes. No Estudo 1, os participantes descrevem 24 pares de categorias compósitas e cada um dos constituintes. No Estudo 2, refinamos a identificação dos atributos emergentes solicitando aos participantes que avaliem cada atributo previamente gerado numa escala de avaliação, para cada categoria, constituinte ou compósita, num desenho experimental entre-sujeitos. Os resultados fornecem evidência de que atributos emergentes foram gerados e revelou uma avaliação média para as categorias compósitas diferente daquela obtida nas categorias constituintes. Discute-se a contribuição destes resultados para investigação futura que pretenda explorar o tipo de processos que estão na base da criação de estereótipos compósitos, assim como a natureza da sua representação mental, quão estável é, e quão consensual, dadas as possibilidades de modelos e modos de resolução de conflito (e.g., Hastie et al., 1990; Kunda et al., 1990).

Palavras-chave


Estereótipos compósitos, Atributos emergentes, Estereótipos profissionais.

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DOI: https://doi.org/10.14417/ap.1624

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