“PApi – Pais por Inteiro” Programa de intervenção em grupo para o ajustamento pessoal e a promoção da coparentalidade positiva em pais divorciados

Diogo Lamela, Maria Castro, Tiago Gonçalves, Bárbara Figueiredo

Resumo


O presente artigo apresenta o programa de intervenção em grupo para pais divorciados, Pais por Inteiro (PApi). Fundamentados na revisão da literatura com a qual o artigo se inicia, os objectivos gerais do programa – promover a coparentalidade positiva, a construção de um projecto de binuclearidade familiar e a reflexão e aprofundamento das trajectórias individuais de cada pai – são descritos, assim como as três macrocomponentes psicoterapêuticas ao longo das quais estes objectivos se desenvolvem – exposição dos processos de divórcio, partilha experiencial e treino de competências e mudança desenvolvimental. O artigo oferece ainda, no final, uma mais detalhada clarificação dos objectivos, materiais e actividades planeadas para cada das dez sessões que compõem o PApi.


Palavras-chave


Ajustamento; Coparentalidade; Divórcio; Intervenção em grupo; Trajectórias desenvolvimentais

Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISBN (in print): 0870-8231 | ISBN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - Instituto Universitário, 2012 | Portal otimizado para Internet Explorer 10, Firefox 32+, Chrome 37+ e Safari 5+.