A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski

João Batista Martins

Abstract


Este trabalho objetiva apresentar uma análise sobre o livro de Lev S. Vigotski intitulado Psicologia Pedagógica publicado em 1926, com o objetivo de identificar alguns elementos que nos permita caracterizar o seu projeto científico para a psicologia. Assim, ao longo da análise, estabelecemos uma aproximação de Vigotski com o marxismo e com a dialética, indicando a intenção de Vigotski em construir uma psicologia enraizada no materialismo histórico e dialético e que tal proposição já estava idealizada no início de sua carreira, entre 1917-1923. Localizamos o livro Psicologia Pedagógica enquanto uma obra paradoxal pois ao mesmo em tempo que lança as bases para uma nova psicologia, não deixa de apontar o seu caráter transitório.


Keywords


Psicologia e dialética; Psicologia e marxismo; Psicologia Pedagógica; Teoria histórico-cultural; Vigotski



DOI: https://doi.org/10.14417/ap.291

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