História de abuso durante a infância

Bárbara Figueiredo, Carla Paiva, R. Matos, A. Maia, E. Fernandes

Resumo


O presente estudo insere-se num projecto de investigação mais vasto sobre o contexto psicossocial dos maus tratos e negligência à criança em Portugal. Foi especificamente concebido para analisar a prevalência de história de abuso na infância e adolescência em pais portugueses na comunidade. Os novecentos e trinta e dois pais (506 mães e 426pais) da amostra do estudo, seleccionados na comunidade através de escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico, situadas na região Norte do País, completaram a versão portuguesa do Childhood History Questionnaire (CHQ, Milner, Robertson, & Rogers, 1990).

Os resultados ilustram os cuidados recebidos, assim como a prevalência de história de abuso físico (com e sem sequelas) e sexual, na infância e adolescência dos pais da amostra. Ilustram aspectos relevantes da história de abuso físico e sexual dos participantes no estudo, tais como: idade de ocorrência, recorrência do abuso, perpetrador(es) e tipo de comportamento abusivo.


Palavras-chave


História de abuso na infância; pais na comunidade

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14417/ap.365

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - Instituto Universitário, 2012 | O portal e metadados estão licenciados sob a licença Creative Commons 'CC BY-NC '