Factores cognitivos do insucesso na matemática: Desenvolvimento da compreensão da estrutura do sistema de numeração em crianças em idade pré-escolar

António Martins-Mourão

Resumo


O conhecimento do sistema de numeração baseia-se na compreensão da composição aditiva do número, ou seja, na compreensão de que qualquer número é composto pela soma sucessiva de várias centenas, dezenas e unidades (e.g. 222 = 100 + 100 + 10 + 10 + 1 + 1). A compreensão da composição aditiva do número tem sido inferida através de duas competências distintas. Por um lado, a manipulação de quantidades na resolução de problemas aritméticos. Por outro, a utilização de moedas com diferentes denominações (um, dez,cem), em tarefas de compra e venda.

Simultaneamente, tem sido sugerido que a utilização da estratégia decounting-on na resolução de problemas de adição é percursora do conhecimento da composição aditiva. O uso de counting-on, por sua vez, pressupõe a capacidade de continuar-contagem (i.e. continue counting) a partir de qualquer número maior que 1.

No presente estudo, 152 crianças com idades compreendidas entre os 4 e o 7 anos foram testadas em três ocasiões durante o ano escolar, resolvendo tarefas com problemas aritméticos contados em forma de história, tarefas de compra e venda, e tarefas de contagem continuada. A verificação de uso da estratégia de counting-on foi também investigada com várias tarefas aritméticas. Os resultados indicam que as crianças obtiveram mais sucesso nas tarefas de compra e venda do que nos problemas aritméticos. Apenas as crianças com sucesso na tarefa de contagem continuada passaram em qualquer das outras tarefas. Em contraste, várias crianças passaram a tarefa de compra e venda sem ter demonstrado uso da estratégia de counting-on na resolução de problemas aritméticos.

Sendo certo que a estratégia decounting-on e o sucesso na combinação de moedas de diferentes denominações (requerida nas tarefas de compra e venda) se desenvolvem a partir da contagem continuada, não parece haver uma ligação entre elas. O artigo discute novas possibilidades para a explicação da compreensão do sistema de numeração, através da emergência da composição aditiva do número em crianças com idade pré-escolar.


Palavras-chave


Sistema de numeração; composição aditiva do número; educação matemática

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14417/ap.406

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | O portal e metadados estão licenciados sob a licença Creative Commons CC BY-NC