Recovery da doença mental: Uma visão para os sistemas e serviços de Saúde mental

Teresa Duarte

Abstract


Nos últimos anos, recovery emergiu como um novo paradigma na saúde mental. Com base nas narrativas das pessoas com experiência de doença mental e nos resultados de vários trabalhos de investigação, o recovery é uma experiência mais comum do que era tradicionalmente expectável e uma possibilidade real para as pessoas com doença mental. O conceito de recovery tem sido proposto como visão orientadora na concepção e implementação de serviços e na definição de políticas públicas de saúde mental.

Tendo em conta a influência que os contextos podem ter na promoção das oportunidades e dos processos de recovery das pessoas com experiência de doença mental, este artigo enuncia algumas estratégias para que os serviços e sistemas de saúde mental desenvolvem e integrem práticas mais consistentes com uma visão de recovery. Os serviços orientados para o recovery inscrevem-se num referencial de direitos humanos, adoptam uma abordagem acológica na sua análise dos problemas e estratégias de intervenção, desenvolvem uma cultura de esperança e empowerment, estabelecem uma relação colaborativa e de partilha de poder entre os vários stakeholders e promovem efectivamente a participação e integração social das pessoas com experiência de doença mental.


Keywords


Recovery; pessoas com doença mental; serviços de saúde mental; participação e integração social; empowerment



DOI: https://doi.org/10.14417/ap.434

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | The portal and metadata are licensed under the license Creative Commons CC BY-NC