Questionário de Avaliação da Qualidade de Vida para adolescentes com Diabetes Tipo 1: Estudo de validação do DQOL

J. Paulo Almeida, M. Graça Pereira

Resumo


A Diabetes Tipo 1 é uma doença crónica complexa e de difícil controlo. Esta dificuldade é mais notória na adolescência, período em que a problemática que envolve a transição da dependência parental para uma vida mais autónoma. A adolescência caracteriza-se também por alterações nas características psicossociais que se podem repercutir na adesão ao tratamento, no controlo metabólico da Diabetes e na qualidade de vida. O objectivo da presente investigação é adaptar um questionário de avaliação da qualidade de vida para adolescentes.

A amostra que constituiu o presente estudo foi composta por 256 adolescentes, com idades compreendidas entre os dez e os dezoito anos. O diagnóstico foi efectuado pelo menos um ano antes da colheita de dados. A versão portuguesa do DQOL apresenta-se com um número total de itens mais reduzido que a versão original os quais se agrupam em três factores que avaliam o IMPACTO da diabetes na vida actual do adolescente, a SATISFAÇÃO com o tratamento e a vida e a PREOCUPAÇÃO quanto ao futuro. Revela uma consistência interna excelente.

A intercorrelação entre as sub-escalas que a compõem é também boa. Duas das subescalas revelam um poder discriminante heterogéneo quanto ao género e nas diversas faixas etárias da adolescência. Por fim apresenta uma elevada validade convergente, correlacionando-se de forma significativa com um questionário de ansiedade face à Diabetes.


Palavras-chave


Qualidade de vida; adolescentes; Diabetes Tipo 1

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14417/ap.495

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | O portal e metadados estão licenciados sob a licença Creative Commons CC BY-NC