Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar

Joana Carvalho, Ana Osório, Eva Costa Martins, Carla Martins, Maria João Carvalho, Isabel Soares

Abstract


O scaffolding assume um papel importante no desenvolvimento das capacidades narrativas das crianças. O objetivo deste estudo foi analisar qual a relação entre o scaffolding verbal materno e a coerência estrutural narrativa da criança. Quarenta e uma crianças (58.5% rapazes) com 4 anos e suas mães realizaram uma tarefa de elicitação narrativa, utilizando um livro de imagens. Os resultados mostram que os comportamentos maternos que dirigem a atenção e o interesse da criança para o livro correlacionavam-se negativamente com a sequência estrutural e comprometimento avaliativo e, marginalmente, com a orientação e integração narrativa da criança. O uso de questões específicas que direcionam o discurso da criança estava também correlacionado negativamente com a sequência estrutural e, marginalmente, com a integração. Em contraste, níveis reduzidos de intrusividade materna a par com níveis elevados de sensibilidade e mudança dos comportamentos face à narrativa da criança mostraram-se associados a uma elevada coerência estrutural narrativa. Estes resultados sugerem que o momento no qual a mãe decide intervir e a forma como o faz são aspectos relevantes ao nível do desenvolvimento da narrativa da criança, com possíveis repercussões ao nível da coerência estrutural narrativa.


Keywords


Scaffolding; narrativa; idade pré-escolar; livro de imagens

References


Baeger, D. R., & McAdams, D. P. (1999). Life story coherence and its relation to psychological well-being. Narrative Inquiry, 9(1), 69-96. doi:10.1075/ni.9.1.05bae

Bruner, J. S. (1983). Le développement de l’enfant; Savoir faire, savoir dire. Paris: Presses Universitaires de France.

Buckner, J. P., & Fivush, R. (1998). Gender and self in children’s autobiographical narratives. Applied Cognitive Psychology, 12, 407-429. doi:10.1002/(SICI)1099-0720(199808)12:4<407::AID-ACP575>3.0.CO;2-7

Autor (2011).

Autor et al., (no prelo).

Cazden, C. B. (1983). Adult assistance to language development: Scaffolds, models, and direct instruction. In R. P. Parker & F. A. Davis (Eds.), Developing literacy: Young children's use of language (pp. 3–17). Newark, DE: International Reading Association.

Eisenberg, A. R. (1985). Learning to describe past experiences in conversation. Discourse Processes, 8, 177-204. doi:10.1080/01638538509544613

Ferreira-Alves, J., & Gonçalves, O. F. (1999). Manual de avaliação da coerência narrativa. Braga: Universidade do Minho.

Fivush, R. (1991). The social construction of personal narratives. Merrill Palmer Quarterly, 37(1), 59-82. Retrieved from: http://psycnet.apa.org/psycinfo/1991-18022-001

Freitas, A. (2005). O Desenvolvimento Narrativo na Infância. Dissertação de mestrado não publicada, Instituto de Psicologia e Educação da Universidade do Minho, Braga. Retrieved from: http://hdl.handle.net/1822/4923

Gonçalves, O. F., Henriques, M. R., & Cardoso, G. (2006). Manual de avaliação da estrutura e coerência narrativa. Manuscrito não publicado. Braga. Universidade do Minho.

Gonçalves, O. F., Perez, A., Henriques, M., Prieto, M., Lima, M., Siebert, M., & Sousa, N. (2004). Funcionamento Cognitivo e Produção Narrativa no Síndrome de Williams: Congruência ou Dissociação Neurocognitiva? International Journal of Clinical and Health Psychology, 4, 623-638. Retrieved from http://hdl.handle.net/1822/3024

Göncü, A., & Jain, J. (2000). Children’s myths and their significance. Human Development, 43, 65-68. doi:10.1159/000022660. doi:10.1159/000022660

Haden, C. A., Reese, E., & Fivush, R. (1996). Mothers’ extratextual comments during storybook reading: Stylistic differences over time and across texts. Discourse Processes, 21, 135-169. doi:10.1080/01638539609544953

Holodynski, M., & Friedlmeier, W. (2006). Development of emotions and emotion regulation. New York: Springer.

Hoggan, K. C., & Strong, C. J. (1994). The magic of “once upon a time”: Narrative Teaching Strategies. Language Speech and Hearing Services in Schools, 25, 76-89. Retrieved from: http://lshss.asha.org/cgi/content/abstract/25/2/76

Labov, W., & Waletsky, J. (1967). Narrative analysis: oral version of personal experience. In J. Helm (Ed.), Essays on the verbal and visual arts. Seattle: American Ethnological Society.

Landry S. H., Smith K. E., Miller-Loncar C. L., & Swank P. R. (1997) Predicting cognitive-language and social growth curves from early maternal behaviors in children at varying degrees of biological risk. Developmental Psychology, 33, 1040-1053. doi:10.1037//0012-1649.33.6.1040

Larrea, M. G. (1994). La Comprensión de Cuentos en los Niños: Un enfoque Cognitivo y Sociocultural. Madrid: Siglo XXI de España Editores, S. A.

Lepper, M. R. (1981). Intrinsic and extrinsic motivation in children: Detrimental effects of superfluous social controls. In W.A. Collins (Ed.), Aspects of the development of competence: The Minnesota symposia on child psychology (vol. 14, pp. 155-214). Hillsdale, NJ: Erlbaum.

Mayer, M. (1979). Frog, where are you? New York: Dial Press.

Marcos, H., Ryckebusch, C., & Rabain-Jamin, J. (2003) Adult responses to young children’s communicative gestures: Joint achievement of speech acts. First Language, 23, 213-237. doi:10.1177/01427237030232004

Melzi, G., Schick, A., & Kennedy, J. (2011). Narrative elaboration and participation: Two dimensions of maternal elicitation style. Child Development, 82(4), 1282-1296. doi: 10.1111/j.1467-8624.2011.01600.x

McCabe, A., & Peterson, C. (1991). Getting the story: a longitudinal study of parental styles of narrative elicitation. In A. McCabe & C. Peterson (Orgs.), Developing narrative structure (pp. 217-253). Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum.

Minami, M. (2001). Maternal styles of narrative elicitation and the development of children’s narrative skill: a study on parental scaffolding. Narrative Inquiry, 11(1), 55-80. doi:10.1075/ni.11.1.03min

Otto, B. (2006). Language development in early childhood (2nd ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson Merrill Prentice Hall.

Peterson, C., & Roberts, C. (2003). Like mother, like daughter: similarities in narrative style. Developmental Psychology, 39(3), 551-562. doi:10.1037/0012-1649.39.3.551

Reilly, J. S., Bates, E. A., & Marchman, V. A. (1998). Narrative discourse in Children with early focal brain injury. Brain and Language, 61, 335-375. doi:10.1006/brln.1997.1882

Salonen, P., Lepola, J., & Vauras, M. (2007). Scaffolding interaction in parent-child dyads: Multimodal analysis of parental scaffolding with task and non-task oriented children. European Journal of Psychology of Education, 12, 77-96. doi:10.1007/BF03173690

Simões, S. (2007). Narrativas e vinculação: Coerência, complexidade e diversidade narrativa em adolescentes. Tese de Mestrado não publicada. Universidade do Porto: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Recuperada de: http://hdl.handle.net/10216/23661

Smith, K. E., Landry, S. H., & Swank, P. R. (2000). Does the content of mothers’ verbal stimulation explain differences in children’s development of verbal and nonverbal skills? Journal of School Psychology, 38, 27–49. doi:10.1016/S0022-4405(99)00035-7

Stein, N. L., & Glenn, C. G. (1982). Children´s concept of time: The development of a story schema. In W. J. Friedman (Ed.), The developmental psychology of time (pp. 255-282). New York: Academic Press.

Stone, C. A. (1998). The metaphor of scaffolding: Its utility for the field of learning disabilities. Journal of Learning Disabilities, 31, 344-364. doi: 10.1177/002221949803100404

Vygotsky, L. S. (1978). Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Wood, D., Bruner, J., & Ross, G. (1976). The role of tutoring in problem solving. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 17, 89-100. doi:10.1111/j.1469-7610.1976.tb00381.x

Wood, D., & Middleton, D. (1975). A study of assisted problem solving. British Journal of Psychology, 66, 181-191. doi:10.1111/j.2044-8295.1975.tb01454.x




DOI: https://doi.org/10.14417/ap.582

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | The portal and metadata are licensed under the license Creative Commons CC BY-NC