Coordenação entre o modelo dinâmico interno da mãe e o comportamento de base segura dos seus filhos

Manuela Veríssimo, Lígia Monteiro, Brian E. Vaughn, António J. Santos, Harriet Waters

Abstract


A correspondência entre as representações de vinculação maternas e os comportamentos de base segura da criança são explorados numa amostra de díades mãe//criança portuguesas.

Os scripts de base segura maternos foram avaliados utilizando um instrumento, recentemente criado, as Narrativas de Representação da Vinculação em Adultos, que consiste num conjunto de palavras que visa que as mães contem histórias com conteúdos relevantes para a vinculação. O Attachment QSet (realizado por observadores) foi utilizado para avaliar os comportamentos de base segura das crianças.

Os valores para as narrativas de base segura maternas são internamente consistentes (os alphas de Cronbach encontram-se todos acima de .80). O compósito das narrativas de base segura maternas encontra-se significativa e positivamente correlacionado com o valor de segurança das crianças no AQS. Estas análises indicam que mães com narrativas nas quais o script de base segura está presente têm crianças que as tratam como bases seguras, em observações realizadas em casa.

Os resultados deste estudo sugerem que o elemento central dos modelos internos de vinculação é a existência e acessibilidade a um script de base segura. Resultados adicionais, indicam que as traduções das narrativas, nomeadamente, para inglês podem receber valores válidos e fiáveis, mesmo quando não cotadas por nativos da língua.


Keywords


Vinculação; modelo dinâmico interno; narrativas



DOI: https://doi.org/10.14417/ap.74

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | The portal and metadata are licensed under the license Creative Commons CC BY-NC