Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
Abstract
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Portugal))References
Aram, D., & Aviram, S. (2009). Mothers’ storybook reading and kindergarteners’ socioemotional and literacy development. Reading Psychology, 30, 175-194.
Cadime, I., Fernandes, I., Brandão, S., Nóvoa, P., Rodrigues, A., & Ferreira, A. (2009). A aquisição da leitura e da escrita: variáveis preditoras no nível pré-escolar. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 4001-4015). Braga: Universidade do Minho.
Dionísio, M., & Pereira, I. (2006). A educação pré-escolar em Portugal. Concepções oficiais, investigação e práticas. Perspectiva, 24(2), 597-622.
Duursma, E., Augusta, M., & Zuckerman, B. (2008). Reading Aloud to Children: The Evidence. Archives of Disease in Childhood, 93(7), 554-557.
Fernandes, P. P. (2005). Concepções e práticas de literacia emergente em contexto de jardim-de-infância. Tese de Doutoramento não-publicada. Braga: Universidade do Minho.
Fernandes, S., Ventura, P., Querido, L., & Morais, J. (2008). Reading and spelling acquisition in European Portuguese: A preliminary study. Reading and Writing, 21(8), 805-821.
Ferreiro, E. & Teberosky, A. (1984). Psicogénese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas.
Field, A. (2009). Discovering Statistics Using SPSS. London: SAGE.
Foster, W., & Miller, M. (2007). Development of the literacy achievement gap: a longitudinal study of kindergarten through third grade. Language, Speech, and Hearing Services in Schools, 38, 173-181.
Gaté, J., Geninet, A., Giroul, M., De la Garanderie, T. P. (2009). Vocabulaire de la gestion mentale. Lyon: Chronique Sociale.
Justice, L. & Kaderavek, J. (2002). Using shared storybook reading to promote emergent literacy. Teaching Exceptional Children, 34(4), 8-12.
Justice, L. Weber, S., Ezell, H., & Bakeman, R. (2002). A sequential analysis of children’s responsiveness to parental print references during shared book reading interactions. American Journal of Speech-Language Pathology, 11, 30-40.
Kuhn, M. & Stahl, S. (2003). Fluency: A review of developmental and remedial practices. Journal of Education Psychology, 95(1), 3-21.
LaBerge, D., & Samuels, J. (1974). Toward a theory of automatic information processing in reading. Cognitive Psychology, 6, 293-323.
Lopes, J. (2010). Conceptualização, avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagens: A sofisticada arquitectura de um equívoco. Braga: Psiquilíbrios Edições.
Lukasova, K., Oliveira, D. G., Barbosa, A. C. C. & Macedo, E. C. (2008). Habilidades de leitura e escrita de crianças disléxicas e boas leitoras. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 60(1), 45-54.
Martins, M. A., & Niza, I. (1998). Psicologia da aprendizagem da linguagem escrita. Lisboa: Universidade Aberta.
Martins, M. A., & Silva, C. (2006). Phonological abilities and writing among Portuguese preschool children. European Journal of Psychology of Education, 21(2), 163-182.
Martins, M., & Farinha, S. (2006). Relação entre os conhecimentos iniciais sobre linguagem escrita e os resultados em leitura no final do 1º ano de escolaridade. Livro de Actas da XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (pp. 1051-1060). Braga: Psiquilíbrios Edições.
McGuinness, D. (2005). Language development and learning to read. The scientific study of how language development affects reading skill. Massachusetts: The MIT Press.
Paris, S., & Hoffman, J. (2004). Reading assessments in kindergarten through third grade: Findings from the Center for the Improvement of Early Reading Achievement. The Elementary School Journal, 105(2), 199-217.
Perfetti, C. (2010). Decoding, vocabulary and comprehension. In M. McKeown & L. Kucan (Eds.) Bringing reading research to life. New York: The Guilford Press.
Scarborough, H. S. (2001). Connecting early language and literacy to later reading (dis)abilities: Evidence, theory, and practice. In S. B. Neuman & D. K. Dickinson (Eds.), Handbook of early literacy research (pp. 97-110). New York: Guilford Press.
Sénéchal, M., LeFevre, J., Smith-Chant, B., & Colton, K. (2001). On refining theoretical models of emergent literacy. The role of empirical evidence. Journal of school psychology, 39(5), 439-460.
Silva, A. C. (2003). Até à descoberta do princípio alfabético. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Sim-Sim, I. (2004). Avaliação da linguagem oral. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Stanovich, K. E. (1991). Word recognition: Changing perspectives. In R. Barr, M. L. Kamil, P. Mosenthal, & P. D. Pearson (Eds.), Handbook of reading research (pp. 418-452). New York: Longman.
Stephenson, K., Parrila, R., Georgiou, G., & Kirby, J. (2008). Effects of home literacy, parents’ beliefs and children’s task-focused behavior on emergent literacy and word reading skills. Scientific Studies of Reading, 12(1), 24-50.
Sucena, A. & Castro, S. L. (2010). Aprender a Ler e Avaliar a Leitura. O TIL: Teste de Idade de Leitura. Coimbra: Almedina.
Sulzby, E., & Teale, W. (1991). Emergent literacy. In R. Barr, M. L. Kamil, P. Mosenthal, & P. D. Pearson (Eds.), Handbook of reading research (pp. 727-758). New York: Longman.
Vellutino, R.F., & Scanlon, D.M. (1987). Phonological coding, phonological awareness and reading ability: Evidence from a longitudinal and experimental study. Merril-Palmer Quarterly, 33(3), 321-363.
Viana. F. (2004). O Teste de Identificação de Competências Linguísticas. Vila Nova de Gaia: EDIPSICO.
Viana, F., & Martins, M. (2009). Dos leitores que temos aos leitores que queremos. In I., Ribeiro, & F., Viana (Orgs.), Dos leitores que temos aos leitores que queremos. Ideias e projectos para promover a leitura. Coimbra: Almedina.
Viana, F., & Teixeira, M. M. (2002). Aprender a ler: Da aprendizagem informal à aprendizagem formal. Porto. Edições ASA.
Whitehurst, G. J., & Lonigan, C. J. (1998). Child development and emergent literacy. Child Development, 69, 848-872.
Yopp, H., & Stapleton, L. (2008). Conciencia fonémica en Español. The Reading Teacher, 61(5), 374–382.
DOI: https://doi.org/10.14417/ap.749
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | The portal and metadata are licensed under the license Creative Commons CC BY-NC