Habilidades sociais e adaptação à Universidade: convergências e divergências dos construtos

Adriana Benevides Soares, Zilda Aparecida Pereira Del Prette

Resumo


Este ensaio visa analisar possíveis relações entre os conceitos de habilidades sociais e de adaptação acadêmica à Universidade, buscando identificar aspectos em que apresentam convergências e divergências. O termo habilidades sociais define o conjunto de comportamentos requeridos para a competência social, conforme critérios especificamente associados a esse construto. A adaptação acadêmica envolve uma integração e uma acomodação das vivências acadêmicas às demandas que são exigidas no contexto universitário. Defende-se que um bom repertório de habilidades sociais contribui para o desempenho socialmente competente, o que pode aumentar a qualidade das vivências acadêmicas e do rendimento acadêmico no processo de adaptação à Universidade. Por outro lado, que o cotidiano e as demandas da vida na Universidade constituem experiências de aprendizagem não somente acadêmicas, mas também sociais. Com base em evidências empíricas de correlação entre medidas de habilidades sociais e de adaptação acadêmica, são discutidas e apontadas possíveis convergências entre esses construtos.


Palavras-chave


habilidades sociais; competência social;vivências acadêmicas; estudantes universitários, adaptação acadêmica

Referências


Almeida, L. S., Ferreira, J. G. & Soares, A. P. (2003). Questionário de Vivências Académicas (Q.V.A. e Q.V.A-r). In: M. Gonçalves, M. Simões, L. Almeida & C. Machado (Coords), Avaliação Psicológica: Instrumentos Validados para a População Portuguesa (vol. 1, pp. 114-130). Coimbra: Quarteto.

Almeida, L. S., Guisande, M. A., Soares, A. P., & Saavedra, L. (2006). Acesso e sucesso no ensino superior em Portugal: Questões de género, origem sócio-cultural e percurso académico dos alunos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3), 507-514.

Almeida, L. S., Soares, A. P. C. & Ferreira, J. A. G. (2001). Adaptação, rendimento e desenvolvimento dos estudantes no ensino superior: Construção do questionário de vivências académicas. Methodus: Revista Científica e Cultural, 3:5, 3-20.

Almeida, S. L. & Ferreira, J. A. (1997). Questionário de vivências académicas. Braga: Universidade do Minho.

Azevedo, A., & Faria, L. (2006). Motivação, sucesso e transição para o ensino superior. Psicologia, XX (2), 69-93.

Baldez, M. (2009). A relação entre as habilidades sociais e a adaptação dos estudantes ao ensino superior: Um estudo no estado do Rio de Janeiro. Dissertação em Psicologia. Universidade Salgado de Oliveira.

Bandeira, M., & Quaglia, M. A. C. (2005). Habilidades sociais de estudantes universitários: Identificação de situações sociais significativas. Interação em Psicologia, 9(1), 45-55.

Bandeira, M., Quaglia, M. A. C., Bachetti, L. S., Ferreira, T. L., & Souza, G. G. (2005). Comportamento assertivo e sua relação com ansiedade, lócus de controle e autoestima em estudantes universitários. Estudos de Psicologia (Campinas), 22(2), 111-121

Carneiro, A. A., & Teixeira, C. M. (2011). Avaliação de Habilidades Sociais em alunos de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão. Psicologia Ensino & Formação, 2(1), 43-56.

Cole, J. S., Kennedy, M., & Ben-Avie, M. (2009). The role of precollege data in assessing and understanding student engagement in college. New Directions for Institutional Research, 141, 55-69.

Couto, G., Vandenberghe, L., Tavares, W. M., & Silva, R. L. F. C. (2012). Interações e habilidades sociais entre universitários: Um estudo correlacional. Estudos de Psicologia (Campinas), 29(supl.1), 667-677.

Cunha, S., & Carrilho, D. (2005). O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico. Psicologia Escolar e Educacional, 9(2), 215-224.

Del Prette, A. & Del Prette Z. A. P. (2001). Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis, RJ: Vozes.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2003). No contexto da travessia para o ambiente de trabalho: treinamento de habilidades sociais com universitários. Estudos de Psicologia, 8(3), 413-420.

Del Prette, A., Del Prette, Z. A. P., & Barreto, M. C. M. (1999). Habilidades sociales en la formación profesional del psicólogo: Análisis de un programa de intervención. Psicología Conductual, 7(1), 27-47.

Del Prette, A., Del Prette, Z. A. P., & Branco, U. V. C. (1992). Competência social na formação do psicólogo. Paidéia, 2, 40-50.

Del Prette, Z. A. P., Del Prette, A., & Correia, M. F. B. (1992). Competência social: Um estudo comparativo entre alunos de psicologia, serviço social e engenharia mecânica. In: Psicólogo Escolar: Identidade e Perspectivas: Anais do I Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, pp. 382-384.

Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2001). Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del Prette): manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2003). Desenvolvimento interpessoal: Uma questão pendente no ensino universitário. In: E. Mercuri & S. Polydoro (Orgs.), Estudante universitário: Características e experiências de formação (pp. 105-128). Taubaté: Cabral.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2005). Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis, Vozes.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2010). Habilidades Sociais e Análise do Comportamento: Proximidade histórica e atualidades. Perspectivas em Análise do Comportamento, 1(2), 104-115

Duarte, I. (2008). Transition and adaptation to art higher education. Sísifo. Educational Sciences Journal, 07, 27-36.

Furtado, E. S., Falcone, E. M. O., & Clark, C. (2003). Avaliação do estresse e das habilidades sociais na experiência acadêmica de estudantes de medicina de uma Universidade do Rio de Janeiro. Interação (Curitiba), 7(2), 43-51.

Gerk, E. & Cunha, S. (2006). Habilidades sociais na adaptação de estudantes ao ensino superior. In M. Bandeira, A. Del Prette & Z. Del Prette (Orgs). Estudos sobre habilidades sociais e relacionamento interpessoal (pp. 181-198). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Granado, J. I. F., Santos, A. A. A., Almeida, L. S., Soares, A. P., & Guisande, M. A. (2005). Integração acadêmica de estudantes universitários: Contributos para a adaptação e validação do QVAr no Brasil. Psicologia e Educação, 12(2), 31- 43.

Kuh, G. D., Kinzie, J., Schuh, J., & Whitt, E. J. (2010). Students success in college: Creating conditions that matter. San Francisco: Jossey-Bass.

Kumar, M. E., Silva, J. T., & Paixão, M. P. (2007). Os projectos de vida nos estudantes do ensino superior: relação com o optimismo e a auto-eficácia de carreira. Psychologica, 44, 45-62.

Lima, C. A. (2014). Programa de treinamento de habilidades sociais para universitários em situações consideradas difíceis no contexto acadêmico. Dissertação em Psicologia. Programa de Pós Graduação em Psicologia. Universidade Salgado de Oliveira.

Magalhães, P. P., & Murta, S. G. (2003). Treinamento de habilidades sociais em estudantes de psicologia: Um estudo pré-experimental. Temas em Psicologia, 11(1), 28-37.

Nelson, K. J., Quinn, C., Marrington, A., Clarke, J. A. (2012). Good practice for enhancing the engagement and success of commencing students. Higher Education, 63, 83-96.

Oliveira, S. M. S. S., Souza, O. M. K. Vieira, W.V., Adário, Y. S., & Rezende, M. A. F. S. (2007). Identificação de variáveis de contextos em universitários de primeiro ano. Psic. 8(2), 227-235.

Pascarella, E. T., & Terenzini, P. T. (2005). How college affects students, vol 2: A third decade of research. San Francisco: Jossey-Bass.

Pascarella, E. T., Pierson, C. T., Wolniak, G. C., & Terenzini, P. T. (2004). First generation college students: Additional evidence on college experiences and outcomes. Higher Education, 75(3), 249-284.

Pellegrini, C. F. S., Calais, Sandra Leal, & Salgado, M. H. (2012). Habilidades sociais e administração de tempo no manejo do estresse. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 64(3), 110-129.

Pereira, A. M. S., Motta, E. D., Vaz, A. L., & Bernardino, O. (2006). Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção. Análise Psicológica, 24, 1, 51-59.

Pozo, J. I. (2002). Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.

Ribeiro, D. C., & Bolsoni-Silva, A. T. (2011). Potencialidades e dificuldades interpessoais de universitários: Estudo de caracterização. Acta Comportamentalia, 19(2), 205-224.

Seco, G., Pereira, I., Dias, I., Casimiro, M., & Custódio, S. (2005). Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões. Psicologia e Educação, IV(1), 7-21.

Soares, A. B., Baldez, M. O., & Mello, T. V. S. (2011). Vivências acadêmicas em estudantes universitários do Estado do Rio de Janeiro. Interação em Psicologia,15(1), 59-69.

Soares, A. B., Francischeto, V., Peçanha, A. L., Miranda, J. M., & Dutra, B. M. (2013) Intelligence and social competence in university adaptation. Estudos de Psicologia (Campinas), 30(3), 317-328.

Soares, A. B., Poubel, L. N., & Mello, T. V. S. (2009). Habilidades sociais e adaptação acadêmica: um estudo comparativo em instituições de ensino público e privado, Aletheia. 29, 27-42.

Soares, A. B.; Mourão, L., Santos, A. A. A., & Mello, T. V. S. (2011). Habilidades sociais no contexto universitário: medidas e integração ao curso, Anais do III Seminário de Habilidades Sociais. Taubaté, São Paulo.

Soares, A. P., Almeida, L. S., & Diniz, M. A. (2006). Modelo Multidimensional de Ajustamento de jovens ao contexto Universitário (MMAU): Estudo com estudantes de ciências e tecnologias versus ciências sociais e humanas. Análise Psicológica, 24(1), 15-28.

Soares, A. P., Guisande, M. A. Almeida, L. S., & Páramo, M. F. (2009). Academic achievement in first-year Portuguese college students: the role of academic preparation and learning strategies. International Union of Psychological Science, 44(3), 204-212.

Soares, A. P., Guisande, M. A., Diniz, A, Almeida, L. S. (2006). Construcción y validación de un modelo multidimensional de ajuste de los jóvenes al contexto universitario. Psicothema, 18(2), 249-255.

Sousa, H., Bardagi, M. P., & Nunes, C. H. S. S. (2013). Autoeficácia na formação superior e vivências de universitários cotistas e não cotistas. Avaliação Psicológica, 12(2), 253-261.

Sternberg, R. J. (2007). Intelligence and culture. In: S. Kitayama & D. Cohen (Eds.), Handbook of cultural psychology (pp. 547-568). New York: Guilford Press.

Sternberg, R. J. (2009). Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed.

Tapia, J. A., & Montenegro, I. (2004). Orientação motivacional e estratégias motivadoras na aprendizagem escolar. In C. Coll; A. Marquesi, & J. Palácios. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (vol 2, 2ª ed., 177-192). Porto Alegre: Artes Médicas.

Tavares, W. M. Couto, G., & Silva, R. L. F. (2012). Perfil de relações interpessoais e habilidades sociais de estudantes de Psicologia. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 3(1), 75-92.

Thorpe, A., Snell, M., Hoskins, S. & Bryant, J. (2007). False uniqueness: The self-perception of new entrants to higher education in the UK and its implications for access – A pilot study. Higher Education Quarterly, 61(1), 3-22.

Tinto, V. (2009). Taking student retention seriously: Rethinking the first year of university. Paper presented at the FYE Curriculum Design Symposium 2009, Queensland University of Technology, Brisbane, Australia. Disponível em http://www.fyecd2009.qut.edu.au/resources/SPE_VincentTinto_5Feb09.pdf. Acessado em 13 de janeiro de 2012.

Vendramini, C. M. M., Santos, A. A. A., Polydoro, S. A. J. P., Sbardelini, E. T. B., Serpa, M. N. F., & Natário, E. G. (2004). Construção e validação de uma escala sobre avaliação da vida acadêmica (EAVA). Estudos de Psicologia. (Natal). 9, 2, 259-268.

Villas-Boas, A. C. V. B., Silveira, F. F., & Bolsoni-Silva, A. T. (2005). Descrição de efeitos de um procedimento de intervenção em grupo com universitários: Um estudo piloto. Interação em Psicologia, 9(2), 321-330.


Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISBN (in print): 0870-8231 | ISBN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - Instituto Universitário, 2012 | Portal otimizado para Internet Explorer 10, Firefox 32+, Chrome 37+ e Safari 5+.