O conhecimento e acesso ao script de base segura e a percepção de suporte social em mães com crianças em idade pré-escolar

Irina Branco, Lígia Monteiro, Manuela Veríssimo

Resumo


O presente estudo analisou a relação entre o conhecimento e acesso ao script de base  de mães e pais e a percepção da qualidade do suporte social recebido. Participaram 37 mães com crianças em idade pré-escolar. De modo a aceder às representações de vinculação utilizou-se as Narrativas de Representação da Vinculação em Adultos; tendo a competência verbal sido controlada com o recurso ao Índice de Compreensão Verbal (W). O Suporte Social percebido foi avaliado com base na Escala de Satisfação com o Suporte Social. Os resultados indicam associações entre a segurança e dimensões do suporte social. Os resultados são discutidos no contexto da teoria da vinculação de Bowlby e Ainsworth, e do Suporte Social Percebido.


Palavras-chave


Modelos Internos Dinâmicos, Script de Base Segura, Suporte Social Percebido, parentalidade

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DOI: https://doi.org/10.14417/ap.936

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