Avaliação de um programa de promoção de habilidades sociais para idosos

Rachel Shimba Carneiro, Eliane Falcone Falcone

Abstract


Evidências na literatura apontam a importância da qualidade nos relacionamentos sociais, mas não fornecem dados suficientes que indiquem como auxiliar os idosos a se tornarem socialmente competentes. O presente estudo pretende avaliar a eficácia de um Programa de Promoção de Habilidades Sociais para Idosos (PHSI). A pesquisa contou com a participação de 40 idosos. As habilidades sociais foram avaliadas antes e depois da intervenção por meio de uma medida de autorrelato e o desempenho através de jogos de papéis em sete situações sociais. Os resultados apontaram melhora significativa no desempenho social dos participantes do grupo experimental, em relação ao grupo controle, nos contextos envolvendo conflito de interesses. Análises intragrupos também confirmaram uma melhora na capacidade de lidar com situações interpessoais que demandam a afirmação e defesa de direitos. Esses resultados constatam que o Programa criado promoveu habilidades assertivas, previamente apontadas na literatura como deficitárias na população de idosos.


Keywords


Idosos; Programa de promoção de habilidades sociais; desempenho social

References


Almeida, O. P., & Almeida, S. A. (1999). Confiabilidade da versão brasileira da escala de depressão em geriatria (GDS) versão reduzida. Arq. Neuro-Psiquiatr., 57 (2), 421-426.

Baltes, P. B. (1995). Prefácio. In A. L. Neri, Psicologia do Envelhecimento (pp. 9–12). Campinas: Papirus.

Barrett-Lennard, G. T. (1993).The phases and focus of empathy.The British Psychological Society, 3-13.

Bolsoni-Silva, A. T., & Marturano, E. M. (2002).Práticas educativas e problemas de comportamento: Uma análise à luz das habilidades sociais.Estudos de Psicologia (Natal), 7, 227-235.

Braz, A. C., & Del Prette, Z. A. P. (2011). Programa de habilidades sociais assertivas para idosos. In A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Orgs.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo. (pp. 231-260). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Cachioni, M. (1998). Envelhecimento bem-sucedido e participação numa universidade para a terceira idade: A experiência dos alunos da Universidade São Francisco.Dissertação de Mestrado, UNICAMP, Campinas.

Capitanini, M. E. S. (2000). Solidão na velhice: realidade ou mito? In A. L. Neri & S. A. Freire (Ed.), E por falar em boa velhice (pp. 69-89). Campinas: Papirus.

Carneiro, R. S., & Falcone, E. O. (2004). Um estudo das capacidades e deficiências em habilidades sociais na terceira idade. Psicologia em Estudo, 9 (1), 119-126.

Carneiro, R. S.; Falcone, E.; Clark, C.; Del Prette, Z., & Del Prette, A. (2007). Qualidade de vida, apoio social e depressão em idosos: Relação com habilidades sociais. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20 (2), 229-237.

Cavalcanti, M. B. (1995). Idosos. In B. Rangé (Ed.), Psicoterapia Comportamental (pp. 149-158). Rio de Janeiro: Psy.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2001). Inventário de Habilidades Sociais: manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora Ltda.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2003). No contexto da travessia para o ambiente de trabalho: treinamento de habilidades sociais com universitários. Estudos de Psicologia, 8 (3), 413-420.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2011). Enfoques e modelos do treinamento de habilidades sociais. In A. Del Prette &Z. A. P. Del Prette. Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo. (pp. 19-56). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Falcone, E. M. O. (1998). A avaliação de um programa de treinamento da empatia,Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Falcone, E. M. O. (2001). Uma proposta de um sistema de classificação das habilidades sociais. In H. J. Guilhardi; M. B. B. P. Madi; P. P. Queiroz & M. C. Scoz (Eds.),Sobre comportamento e cognição: Expondo a variabilidade(pp.195-209). Santo André: SET Editora.

Falcone, E. M. O.; Carneiro, R. S.; Chicayban, L. M.; Oliveira, M. G. S.; Pedrozo, A. L. B., & Ferreira, M. C. (2001). A construção de um sistema de classificação das habilidades sociais [Resumo]. In Congresso Iberoamericano de Psicologia Clínica e da Saúde (Org.), Avanços Recentes em Psicologia Clínica e da Saúde. Resumo do II Congresso Iberoamericano de Psicologia Clínica e da Saúde (p. 371). Guarujá: APICSA.

Freire, S. A., & Sommerhalder, C. (2000). Envelhecer nos Tempos Modernos. In A. L. Neri & S. A. Freire (Eds.), E por falar em boa velhice (pp. 125-135). Campinas: Papirus.

García-Vera, M. P.; Sanz, J., & Gil, F. (1998). Entrenamientos en habilidades sociales. In F. Gil, & J. M. León (Eds.), Habilidades Sociales: Teoría, investigación e intervención (pp. 63-93). Madrid: Editorial Síntesis.

Goleman, D. (2006). Inteligência social: o poder das relações humanas (Trad. Ana Beatriz Rodrigues). Rio de Janeiro: Elsevier.

Herculano-Houzel, S. (2007). Fique de bem com seu cérebro: guia prático para o bem-estar em 15 passos.Rio de Janeiro: Sextante.

Isquick, M. F. (1981). Training older people in empathy: Effects on empathy, attitudes, and self-exploration. Int’L. J. Aging and Human Development,13 (1), 1-14.

Joia, L. C.; Ruiz T., & Donalisio, M. R. (2007).Condições associadas ao grau de satisfação com a vida entre a população de idosos. Revista de Saúde Pública, 41 (1), 131-138.

Katz, L., & Rubin, M. (2000). Mantenha o seu cérebro vivo.São Paulo: Sextante.

Lange, A., & Jakubowski, P. (1976). Responsible assertive behavior. Illionis: Ed. Research Press.

Magalhães, P. P., & Murta, S. G. (2003). Treinamento de habilidades sociais em estudantes de psicologia: um estudo pré-experimental. Temas em Psicologia da SBP, 11 (1), 28-37.

Matos, M. G. de; Branco, J. D.; Carvalhosa, S. F.; Silva, M. N., & Carvalhosa, J. (2005). Promoção de competências pessoais e sociais nos idosos: programa de intervenção na comunidade. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 1 (2), 95-102.

Matsukura, T. S.; Marturano, E. M., & Oishi, J. O. (2002). O Questionário de Suporte Social (SSQ): estudos da adaptação para o português. Revista Latino-Americana de Enfermagem,675-681.

Neri, A. L. (2004). Contribuições da psicologia ao estudo e à intervenção no campo da velhice. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, Passo Fundo, 69-80.

Pacheco, P., & Rangé, B. (2006). Desenvolvimento de habilidades sociais em graduandos de psicologia. In M. Bandeira; Z. Del Prette & A. Del Prette (Eds.),Estudos sobre habilidades sociais e relacionamento interpessoal (pp. 199-216). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Ramos, M. P. (2002). Apoio social e saúde entre idosos. Sociologias, 7, 156-175.

Ramos, M. (2007). Os sintomas depressivos e as relações sociais na terceira idade. Revista do Departamento de Psicologia. UFF, 19 (2), 397-410.

Resende, M. C. de; Bones, V. M.; Souza, I. S., & Guimarães, N. K. (2006). Rede de relações sociais e satisfação com a vida de adultos e idosos. Psicol. Am. Lat., 5, 1-15.

Veras, R. P. (2002). O Anacronismo dos modelos assistenciais na área da saúde: Mudar e Inovar, desafios para o setor público e o privado. Em: R. P. Veras (Org.),Terceira Idade: Gestão Contemporânea em Saúde (pp. 163-185). Rio de Janeiro: Relume Dumará.

Vila, E. M. (2005). Treinamento de habilidades sociais em grupo com professores de crianças com dificuldades de aprendizagem: Uma análise sobre procedimentos e efeitos da intervenção.Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Vila, E. M.; Gongora, M. A. N., & Silveira, J. M. (2003). Ensinando repertório alternativo para clientes que apresentam padrões comportamentais passivo e hostil. Em C. G. de Almeida (Org.), Intervenções em grupos: Estratégias psicológicas para a melhoria da qualidade de vida (pp. 59-81). Campinas: Papirus.




DOI: https://doi.org/10.14417/ap.960

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | The portal and metadata are licensed under the license Creative Commons CC BY-NC