Políticas Editoriais

Âmbito

A revista Laboratório de Psicologia visa a publicação de artigos na área dos métodos e técnicas experimentais. Tendo como principal objectivo a divulgação de pré-testes de manipulações e validação de medidas de diversos constructos psicológicos, na população portuguesa, a revista está aberta à publicação de qualquer artigo que apresente ou discuta questões actuais e pertinentes para aqueles que desenvolvem estudos experimentais.

 

Políticas de Secção

 

Processo de Revisão por Pares

Os artigos submetidos são analisados pelo Editor sobre a sua adequação aos objectivos da revista, sendo comunicado no espaço máximo de duas semanas se tal não for o caso.

Artigos que se adeqúem aos objectivos da revista são dirigidos a dois revisores especialistas no campo, independentes, aos quais é solicitada uma opinião técnica sobre o mesmo, com o objectivo de dar suporte a uma decisão de aceitação, revisão ou rejeição do artigo.  Pede-se ao revisores para rejeitarem apenas os artigos cuja validade dos dados seja posta em causa, aconselhando alterações que garantam a validade das conclusões.

Pede-se aos autores que o pretendam que salientem na carta de submissão o desejo de excluir algum nome de um colega do processo de revisão, e/ou que têm preferência por um processo de  revisão cega dos seus trabalhos. Neste ultimo caso, os autores deverão referir a preferência no processo de submissão e suprimir qualquer outro conteúdos que possa identificar ou fornecer pistas sobre a autoria dos artigos. O resultado da apreciação das sugestões dos revisores será comunicado ao primeiro autor, preferencialmente no prazo de dois meses, com vista a informá-lo da aceitação, rejeição ou pedido de revisão do artigo. As revisões serão orientadas pelos comentários dos revisores seleccionados pelo editor da revista.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 


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