Teste à validade do questionário de orientação motivacional no desporto (QOMD-TEOSQ) em atletas de andebol

Luís Massuça, Isabel Fragoso, António Rosado

Resumo


Sport Questionnaire (TEOSQ), designado por Questionário de Orientação Motivacional no Desporto (QOMD-TEOSQ por Fernandes & Serpa, 1997). Neste estudo participaram 203 atletas de andebol do sexo masculino (Portugueses), com idades compreendidas entre os 18 e os 36 anos. A estrutura factorial do QOMD-TEOSQ foi testada através da análise factorial confirmatória, tendo-se estudado a fiabilidade factorial dos itens, a fiabilidade compósita dos dois factores e a sua respectiva validade convergente e discriminante. Verificou-se, ainda, por comparação multi-grupos, a estabilidade da estrutura factorial em duas amostras independentes.

A análise confirma a estrutura factorial de dois factores, apresentando elevada validade discriminante entre si e adequada invariância em amostras independentes. No entanto, a fiabilidade individual de alguns itens aconselha a sua eliminação de modo a garantir a qualidade do ajustamento do modelo. Os valores de validade convergente de cada um dos factores, nomeadamente, do factor Orientação para o Ego, também não foram satisfatórios nesta amostra. As implicações conceptuais e empíricas dos resultados são discutidas.

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14417/lp.628

Apontadores

  • Não há apontadores.


ISSN Eletrónico: 1646-6004 | Copyright © ISPA - Instituto Universitário, 2012 | Portal otimizado para Internet Explorer 10, Firefox 32+, Chrome 37+ e Safari 5+.