Normas de desejabilidade e unicamente humano de características de moralidade

Patrícia Henriques, Maria Gouveia-Pereira, Mariana Miranda

Resumo


Este artigo teve como objectivo pré-testar um conjunto de características associadas à dimensão moralidade. Neste sentido, foram avaliadas 102 características associadas a esta dimensão, em duas dimensões de avaliação, desejabilidade e unicamente humano, por uma amostra de 106 estudantes universitários. As médias, as medianas, os desvios-padrão, os desvios médios da mediana, os intervalos de confiança de 95% são apresentados para cada característica em cada uma das dimensões de avaliação, assim como a indicação da uni ou bi-modalidade de cada distribuição.

Os resultados permitem a selecção das características por desejabilidade ou por distribuição na dimensão unicamente humano. Foi possível verificar uma mais estreita e menos simétrica distribuição das características de moralidade na dimensão humanidade, ao contrário do que acontece na dimensão desejabilidade.


Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrónico: 1646-6004 | Copyright © ISPA - Instituto Universitário, 2012 | Portal otimizado para Internet Explorer 10, Firefox 32+, Chrome 37+ e Safari 5+.