Ambivalência atitudinal: Selecção de estímulos alimentares e avaliação de três medidas em quatro índices de ambivalência

Maria Toscano Batista, Maria Luísa Lima

Resumo


Este artigo centra-se na operacionalização da ambivalência atitudinal aplicado ao caso da alimentação. Tem como principal objectivo aceder a indicadores de validade de três medidas de ambivalência. No Estudo 1, foram seleccionados os estímulos. No Estudo 2, as medidas directa, indirecta aberta e indirecta fechada, foram comparadas nos quatro índices que cada uma possibilita: intra-componente cognitivo e afectivo, inter-componentes e ambivalência global. Como esperado, as medidas indirectas estabelecem correlações mais fortes entre si nos índices de ambivalência global e inter-componentes. Para estes índices a medida indirecta aberta revelou ser a mais fiável. Por ultimo os resultados revelam equivalência entre as escalas de atitudes unipolares e bipolares.


Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14417/lp.652

Apontadores

  • Não há apontadores.


ISSN Eletrónico: 1646-6004 | Copyright © ISPA - Instituto Universitário, 2012 | Portal otimizado para Internet Explorer 10, Firefox 32+, Chrome 37+ e Safari 5+.