O paradigma de atribuição de atitudes

Sara Hagá

Resumo


O paradigma de atribuição de atitudes (Jones & Harris, 1967) deu origem à identificação de um efeito incontornável na área de estudos da percepção de pessoas: o enviesamento correspondente. Neste paradigma os participantes são confrontados com a opinião de outra pessoa que supostamente pôde escolher emitir aquela opinião ou foi constrangida a emiti-la. A tarefa dos participantes é tentar inferir a verdadeira atitude da pessoa. Consistentemente, ao longo de várias aplicações deste paradigma, tem-se verificado que as pessoas inferem que a atitude da outra pessoa corresponde à opinião que emitiu, mesmo nos casos em que foi constrangida a fazê-lo, ou seja, o enviesamento correspondente tem-se replicado. Neste artigo traçam-se as principais características do paradigma, descrevem-se duas das suas variações, referem-se alguns dos exemplos de aplicação do mesmo, enumeram-se algumas das variáveis estudadas como moderadoras do enviesamento correspondente e discutem-se as explicações teóricas deste efeito.


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DOI: https://doi.org/10.14417/lp.680

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