O outro lado das birras: Alterações de comportamento na 1.ª infância

Otília Queirós, Teresa Golschimdt, Sara Almeida, Maria José Gonçalves

Abstract


As alterações de comportamento são um sintoma, que pela disrupção que provocam na dinâmica familiar constituem um dos principais motivos de consulta pedopsiquiátrica na 1.ª infância (cerca de 1/3 do totaldos casos). Trata-se contudo de um sintoma que é comum a diversos quadros clínicos e que corresponde a diferentes situações do ponto de vista psicopatológico, cuja compreensão é fundamental para uma adequada intervenção terapêutica e prognóstico. Na 1.ª infância, a delimitação clara dos quadros clínicos coloca algumas dificuldades devido às modificações rápidas do desenvolvimento, à falta de especificidade dos factores causais e ao contributo das perturbações relacionais para a patologia da criança. Mais importante do que as manifestações clínicas, é o nível de funcionamento das estruturas psíquicas, nomeadamente da organização do Self e do desenvolvimentodo Eu, que é importante avaliar nestas situações.

Neste trabalho, os autores fazem uma revisão da casuística da UPI relativamente às crianças referenciadas por alterações de comportamento durante um período de três anos (1996-1999), sendo apresentados os seus diagnósticos segundo a classificação DC: 0-3 (Diagnostic Classification of Mental health and developmentdisorders of Infancy and Early Childhood), nos eixos I – diagnóstico primário – e II – perturbação da relação. Os autores apresentam também vinhetas clínicas ilustrativas da psicopatologia que pode estar subjacente a este sintoma.


Keywords


birras; classificação diagnóstica; psicopatologia da primeira infância



DOI: https://doi.org/10.14417/ap.123

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | The portal and metadata are licensed under the license Creative Commons CC BY-NC