Questionário de Estilos Educativos Parentais revisto (QEEP-r): Estudo psicométrico e análise da invariância da medida para mães e pais

Orlanda Cruz, Catarina Canário, Maria Barbosa-Ducharne

Resumo


Este artigo apresenta o Questionário de Estilos Educativos Parentais revisto (QEEP-r), que oferece uma medida da perceção dos adolescentes quanto aos estilos educativos parentais (tal como a sua primeira versão, o QEEP), mas distinguindo o alvo da avaliação em pai e mãe e focando a dimensão da promoção da autonomia. São estudadas as propriedades psicométricas e avaliada a invariância da escala quanto aos estilos educativos do pai e aos estilos educativos da mãe. Um total de 664 participantes, alunos do ensino básico e secundário de seis escolas dos distritos de Braga e Porto, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos (M=15.31, DP=1.28), do género feminino (54.20%) e masculino (43.50%) preencheu o QEEP-r. Os resultados da análise fatorial confirmatória evidenciam uma estrutura tridimensional do QEEP-r e propriedades psicométricas adequadas. A estrutura tridimensional inclui um fator de autonomia psicológica, um fator de clima positivo e um fator de conhecimento. Do ponto de vista da invariância da medida foi identificada a invariância configural e a invariância métrica, mas não a invariância escalar ou residual. Este instrumento é relevante no contexto da investigação em língua portuguesa sobre os EEP, na medida em que permite avaliar a perceção dos adolescentes até aos 18 anos de idade sobre os EEP dos pais, através de duas escalas (pai e mãe) entre as quais se constata invariância métrica.


Palavras-chave


Perceções dos adolescentes, Estilos educativos parentais, QEEP-r, Análise fatorial confirmatória, Invariância da medida.

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DOI: https://doi.org/10.14417/ap.1453

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