Compreender, raciocinar e resolver problemas: Novo instrumento de avaliação cognitiva

Gina C. Lemos, Leandro S. Almeida

Resumo


A capacidade de um indivíduo utilizar processos cognitivos para compreender, raciocinar e resolver
situações concretas é reconhecida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico
como decisiva para a prática da cidadania. Um dos contextos privilegiados para essa formação é a
Escola, definindo-se nela grande parte dos percursos educativos das crianças e jovens. A Bateria de
Aptidões Cognitivas (BAC) é um novo instrumento que visa contribuir para o desenvolvimento de
tomadas de decisão vocacional mais circunstanciadas e apoiar níveis diferenciados de desempenho
escolar. Apoiada no sólido modelo de inteligência CHC, a BAC propõe-se avaliar três processos
cognitivos de complexidade crescente (compreensão, raciocínio, e resolução de problemas) em três
conteúdos-chave da capacidade intelectual humana (verbal, numérica e espacial). Construída de base
para a população Portuguesa, a Bateria existe em duas versões: uma dirigida a jovens a frequentar os
2.º e 3.º ciclos do ensino básico (BAC_A) e outra, a jovens a frequentar o ensino secundário (BAC_B).
O seu estudo de validação, suportado nos dados de precisão, validade de constructo e validade externa
confirmam as qualidades psicométricas do instrumento, reforçando a recomendação do seu uso na
prática do/a psicólogo/a. O estudo de aferição nacional é composto por uma amostra aleatória e
representativa de adolescentes a frequentar escolas públicas de todas as regiões de Portugal (Norte,
Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Sul, arquipélagos da Madeira e Açores), entre o 6.º e o 12.º ano de
escolaridade. Além de testada nesta amostra do ensino dito regular, a Bateria foi também estudada,
de forma exploratória, em duas subamostras específicas, nomeadamente, Ensino Profissional e Ensino
Artístico Especializado.


Palavras-chave


Avaliação cognitiva, Modelo CHC, Adolescência.

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DOI: https://doi.org/10.14417/ap.1583

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