Valores morais em Televisão: Análise de uma série televisiva de grande audiência

Cristina Silva, Estela Fonseca, Orlando Lourenço

Abstract


Neste artigo, analisamos a série televisiva Super Pai, um programa com elevados níveis de audiência,em particular entre crianças e adolescentes, à luz da teoria de desenvolvimento moral de Kohlberg.

Mais especificamente, depois da leitura e análise das sinopses de um conjunto de 73 episódios, escolhemos dois que tinham conteúdos morais mais explícitos (episódios # 4 e # 18) e atribuímos um nível e um estádio de raciocínio moral às verbalizações expressas por diversos personagens envolvidos em tais episódios. A análise efectuada mostrou que (1) a maioria das verbalizações com conteúdo moral aponta para o nível convencional, em particular para o estádio 3; (2) não aparecem verbalizações de moralidade pós-convencional (i.e., estádio 5); (3) as verbalizações de estádio 2 (nível pré-convencional) aparecem logo a seguir às de estádio 3; e (4) são mínimas as verbalizações de estádio 1 e de estádio 4. O estudo revela também que, tomadas algumas cautelas, é possível analisar determinados programas televisivos em função da teoria de desenvolvimento moral de Kohlberg, o que pode ter implicações de relevo para os responsáveis pela programação televisão, em especial se existir interesse em aproveitar o conhecimento científico já disponível na área da psicologia do desenvolvimento moral.

Neste artigo, fazemos também uma referência breve às relações entre ética e televisão, bem como a alguns estudos sobre o efeito de programas televisivos no desenvolvimento cognitivo, social e moral.


Keywords


televisão;desenvolvimento,;valores;Kohlberg



DOI: https://doi.org/10.14417/ap.19

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | The portal and metadata are licensed under the license Creative Commons CC BY-NC