Literacia Familiar – Crenças de pais de crianças em idade pré-escolar e características das práticas de literacia na família.

Patrícia Pacheco, Lourdes Mata

Abstract


Na realização deste trabalho tivemos presentes dois grandes objectivos: compreender e caracterizar as crenças dos pais sobre o processo de aprendizagem da linguagem escrita e sobre o seu papel nesse processo; analisar as relações entre os vários tipos de crenças dos pais e também entre estas e as práticas e ambientes de literacia familiar. Para isso trabalhámos com 198 pais de crianças a frequentar o último ano do pré-escolar. Para a recolha de dados utilizámos um questionário que contemplava a caracterização de quatro componentes diferentes: (1) práticas de literacia familiar; (2) crenças sobre a aprendizagem da literacia; (3) crenças sobre o papel dos pais nesta aprendizagem; (4) ambientes de literacia. Os resultados permitiram-nos a identificar diferentes frequências de ocorrência consoante os tipos de actividades: as práticas de Ensino e Treino foram as referidas como mais regulares, seguidas das práticas de Entretenimento e, por último, as do Dia-a-dia. No que se refere às crenças, constatámos que os pais valorizavam bastante o seu papel em várias vertentes (leitura de histórias, práticas contextualizadas e ensino). Uma análise de clusters permitiu a identificação de três grupos de pais, com características distintas quer nas práticas de literacia quer nas suas crenças. Pudemos concluir sobre a não existência de uma associação linear entre crenças e práticas pois, pais em grupos distintos, em alguns aspectos apresentavam concepções semelhantes. Contudo, cada grupo apresentava algumas particularidades que nos permitiram uma compreensão mais aprofundada das relações entre crenças sobre a aprendizagem e de papel e também destas com as práticas de literacia familiar. No que diz respeito às implicações deste estudo, elas são discutidas no âmbito da parceria escola/família e das práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto de educação pré-escolar.


Keywords


literacia familiar; crenças dos pais; pré-escolar

References


Alves Martins, M (1994). Conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita e aprendizagem da leitura. Discursos, 8, 53-70.

Alves Martins, M. (1996). Pré-história da aprendizagem da leitura. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Bingham, G. (2007). Maternal literacy beliefs and de quality of mother-child book-reading interactions: associations with children´s early literacy development. Early Education and Development, 18 (1), 23-49.

Chauveau, G., Rogovas-Chaveau, E. (2001). Dês apprentis lecturs en difficulté avant six ans. In G. Chauveau (ed.), Compreendre l`enfant apprenti lecture. Rechersches actuelles an psychologie de l´écrit (pp.32-43). Paris: RETZ.

DeBaryshe, B. (1995). Maternal beliefs system: linchpin in the home reading process. Journal Applied Development Psychology, 16, 1-20.

DeBaryshe, B., Binder, J., & Buell, M. (2000). Mother´s implicit theories of early literacy instruction: implications for children´s reading and writing. Early Child Development and Care, 160, 119-131.

Evans, A., Fox, M.; Cremaso, L., & McKinnon, L. (2004). Beginning reading: the views of parents and teachers of young Children’s. Journal of Educational Psychology, 96 (1), 130–141.

Green, C., Walker, J., Hoover-Dempsey, K. & Sandler, J. (2007). Parents’ motivations for involvement and children’s education: An empirical test of a theoretical model of parent involvement. Journal of Educational Psychology, 99(3), 532-544.

Haney, M., & Hill, J. (2004). Relationships between parent-teaching activities and emergent literacy in preschool children. Early Child Development and Care, 174(3), 215-228.

Hood, M., Conlon, E., & Andrews, G. (2008). Preschool home literacy practices and children´s literacy development: a longitudinal analysis. Journal of Educational Psychology, 100 (2), 252-271.

Kassow, D. (2006). Parent-child shared book reading – quality versus quantity of reading interactions between parents and young children. Talaris Research Institute, 1 (1), 1-9.

Korat, O., Klein, P., & Segal-Drori, O. (2007). Maternal mediation in book reading, home literacy environment, and children´s emergent literacy: a comparison between two social groups. Reading and Writing, 20, 361-398.

Lonigan, C. (2004). Emergent literacy skills and family literacy. In B. Wasik (ed.), Handbook of Family Literacy (pp. 57-82). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Lynch, J. (2007). Learning about literacy: social factors and reading acquisition. Encyclopedia of Language and Literacy Development (pp.1-9). London, ON: Canadian Language and Literacy Research Network.

Lynch, J., Anderson, J., Anderson, A., & Shapiro, J. (2006). Parent´s beliefs about young children´s literacy development and parents´ literacy behaviors. Reading Psychology, 27, 1-20.

Mata, L. (1999). Literacia – o papel da família na sua apreensão. Análise Psicológica, 17 (1), 65-77.

Mata, L. (2004). Era uma vez… Análise Psicológica, 22 (1), 95-108.

Mata, L. (2006). Literacia familiar – ambiente e descoberta da linguagem escrita. Porto: Porto Editora.

Mata, L. (2010). Literacia familiar: Diversidade, desafios e príncipios orientadores. In. L. Salgado (Coord.), A educação de adultos: uma dupla oportunidade na família (pp.51-58). Lisboa: Agência Nacional para a Qualificação.

Mata, L., & Pacheco, P. (2009). Caracterização das práticas de literacia familiar. In. B. Silva, L. Almeida, A. Lozano, & Uzquiano (Eds.), Actas do X Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia (pp.1741-1753), Centro de Investigação em Educação – CIE, Universidade do Minho, Braga.

Moreira, M. & Ribeiro, I. (2009). Envolvimento parental na génese do desenvolvimento da literacia. In I., Ribeiro & L. Viana (org.). Dos leitores que temos aos leitores que queremos (pp. 43-74). Coimbra: Almedina.

Norman, R. (2007). Do parents’ literacy beliefs and home literacy experiences relate to children’s literacy skills? Dissertation for Master of Education. Brigham Young University: Department of Teacher Education.

Pedro, I. (2010). Funções parentais no processo educativo e de escolarização dos filhos. Dissertação apresentada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto para a obtenção do Grau de Doutor em Psicologia.

Philips, B., & Lonigan, C. (2009). Variations in home literacy environment of preschool children: a cluster analytic approach, Scientific Studies of Reading, 13 (2), 146-174.

Reese, E., Sparks, A., & Leyva, D. (2010). A review of parent interventions for preschool children´s language and emergent literacy. Journal of Early Childhood Literacy, 10 (1), 97-117.

Saracho, O. (2000). Literacy development in the family context. Early Child Development and Care, 165, 107-114.

Sénéchal, M. (2006). Testing the home literacy model : parent involvment in kindergarten is differentially related to grade 4 reading comprehension, fluency, spelling, and reading for pleasure. Scientific studies of reading, 10 (1), 59-87.

Sénéchal, M., & LeFevre, J-A. (2002). Parental involvement in the development of children´s reading skill: a five-year longitudinal study. Child Development, 73 (2), 445-446.

Sénéchal, M., LeFevre, J-A., Smith-Chant, B., & Colton, K. (2001). On refining theoretical models of emergent literacy – the role of empirical evidence. Journal of School Psychology, 39 (5), 439-460.

Sénéchal, M., & Young, L. (2008). The effect on family literacy interventions on children´s acquisition of reading from Kindergarten to grade 3: a meta-analytic review. Review of Educational Research, 20 (10), 1-28.

Serpel, R., Sonnenschein, S., Baker, L., & Ganapathy, H. (2002). Intimate culture of families in the early socialization of literacy. Journal of Family Psychology, 16 (4), 391-405.

Weigel, D., Martin, S., & Bennett, K. (2006). Mothers’ literacy beliefs: connections with the home literacy environment and pres-school children’s literacy development. Journal of Early Childhood Literacy, 6 (2), 191-211.




DOI: https://doi.org/10.14417/ap.722

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | The portal and metadata are licensed under the license Creative Commons CC BY-NC