Submissões

Submissões Online

Já possui um nome de utilizador/senha de acesso à revista Laboratório de Psicologia?
Acesso

Não tem nome de utilizador/senha?
Registo de utilizadores

O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Instruções para Autores

PREPARAÇÃO DOS ARTIGOS

Os originais devem ser dactilografados em folhas brancas normalizads (tipo A4), devidamente numeradas, a 2 espaços com 2,5 cm em ambas as margens, e o tipo de letra deverá ser um dos seguintes: Arial, 10 ou Times New Roman 12. O artigo deve ser escrito segundo as recomendações feitas pela APA (Publication Manual of the American Psychological Association – o Manual à data em vigor), relativamente à sua edição (itálicos, estatísticas, quadros, notas de fim de página etc.), referências e citações.

 

Página de rosto. A primeira página deve conter:

(A) o título do artigo (que deve elucidar se se trata de um pré-teste de que material, ou de um artigo e outra Natureza);

(B) a abreviação deste mesmo título que se pretende que apareça em “running head”;

(C) as filiações de todos os autores: Universidade, Faculdade e Departamento/Centro, código postal, cidade, país e endereço de e-mail.

(D) a morada completa do autor a quem deve ser dirigida a correspondência.

Resumo e indexação. Em segunda página deve ser apresentado um breve resumo (menos de 250 palavras) do artigo, em português e inglês. Devem ainda ser indicadas 3 palavras (consideradas) chave que facilitem a indexação do artigo, em português e inglês igualmente. Nota. Sempre que os artigos apresentem a testagem de material experimental este deve ser apresentado de forma sistemática (por exemplo em tabelas) conjuntamente com a informação estatística (ou não) que informe da sua validade, e erro associado, permitindo ao leitor proceder a uma selecção do material a utilizar no seu estudo.


Referências. As referências no texto a outras devem ser indicadas dos seguintes modos: Salgueiro (2002); (Cooper & Fazio, 1984); (Hastie, Schroeder & Weber, 1990) ou (Hastie et al., 1990). No final do artigo devem ser listadas alfabeticamente as referências bibliográficas (apenas as obras referidas no texto), obedecendo aos seguintes modelos:

Hastie, R., Schroeder, C., & Weber, R. (1990). Creating complex social conjunction categories from simple categories. Bulletin of the Psychonomic Society, 28, 242-247.

Cooper, J., & Fazio, R. H. (1984). A new look at dissonance theory. In L. Berkowitz (Ed.), Advances in Experimental Social Psychology, Vol. 17 (pp. 229-266). New York: Academic Press.

Salgueiro, E. E. (2002). Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura “Decifrar”. Proficiência na Decifração de Palavras de Dificuldade Crescente. Lisboa: ISPA.

McCloy, R. A. (1990). A new model of job performance: An integration of measurement, prediction, and theory. Unpublished doctoral dissertation, University of Minnesota, Minneapolis.


Quadros e Figuras. Os quadros e as figuras devem ser apresentados no texto acompanhados de breves legendas. As figuras devem possuir elevada qualidade gráfica, de modo a permitir a sua reprodução sem perda apreciável de nitidez, e a sua eventual redução. Caso considere necessário para a garantia desta qualidade, poderá enviar igualmente as figuras e ficheiros separados .



SUBMISSÃO

A proposta do artigo, previamente revisto, deverá ser submetida num único ficheiro, contendo a página de rosto e o resumo, e as tabelas e figuras (fotografias, desenhos, esquemas, etc.) devem ser inseridas no texto, e não no final do doc. Caso pretenda a revisão cega, por favor não coloque o nome dos autores na 1º pagina, e nesse caso envie a 1º pagina separadamente com o nome dos autores. Caso seja necessário, no momento da edição poderá vir a ser contado com o objectivo de fornecer as figuras em ficheiros diferentes.

 


PROVAS

As provas tipográficas poderão vir a ser revistas pelos autores, que neste caso não poderão acrescentar ou alterar o texto original. Os autores recebem o artigo em PDF.

 

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista, nem será submetida a outras revistas enquanto estiver em processo de revisão.
  2. Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  4. O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  6. Em caso de preferência por uma revisão cega, as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN Eletrónico: 1646-6004 | Copyright © ISPA - Instituto Universitário, 2012 | Portal otimizado para Internet Explorer 10, Firefox 32+, Chrome 37+ e Safari 5+.