Instruções para Autores
PREPARAÇÃO DOS ARTIGOS
Os originais devem ser dactilografados em folhas brancas normalizads (tipo A4), devidamente numeradas, a 2 espaços com 2,5 cm em ambas as margens, e o tipo de letra deverá ser um dos seguintes: Arial, 10 ou Times New Roman 12. O artigo deve ser escrito segundo as recomendações feitas pela APA (Publication Manual of the American Psychological Association – o Manual à data em vigor), relativamente à sua edição (itálicos, estatísticas, quadros, notas de fim de página etc.), referências e citações.
Página de rosto. A primeira página deve conter:
(A) o título do artigo (que deve elucidar se se trata de um pré-teste de que material, ou de um artigo e outra Natureza);
(B) a abreviação deste mesmo título que se pretende que apareça em “running head”;
(C) as filiações de todos os autores: Universidade, Faculdade e Departamento/Centro, código postal, cidade, país e endereço de e-mail.
(D) a morada completa do autor a quem deve ser dirigida a correspondência.
Resumo e indexação. Em segunda página deve ser apresentado um breve resumo (menos de 250 palavras) do artigo, em português e inglês. Devem ainda ser indicadas 3 palavras (consideradas) chave que facilitem a indexação do artigo, em português e inglês igualmente. Nota. Sempre que os artigos apresentem a testagem de material experimental este deve ser apresentado de forma sistemática (por exemplo em tabelas) conjuntamente com a informação estatística (ou não) que informe da sua validade, e erro associado, permitindo ao leitor proceder a uma selecção do material a utilizar no seu estudo.
Referências. As referências no texto a outras devem ser indicadas dos seguintes modos: Salgueiro (2002); (Cooper & Fazio, 1984); (Hastie, Schroeder & Weber, 1990) ou (Hastie et al., 1990). No final do artigo devem ser listadas alfabeticamente as referências bibliográficas (apenas as obras referidas no texto), obedecendo aos seguintes modelos:
Hastie, R., Schroeder, C., & Weber, R. (1990). Creating complex social conjunction categories from simple categories.
Bulletin of the Psychonomic Society, 28, 242-247.
Cooper, J., & Fazio, R. H. (1984). A new look at dissonance theory. In L. Berkowitz (Ed.), Advances in Experimental Social Psychology, Vol. 17 (pp. 229-266). New York: Academic Press.
Salgueiro, E. E. (2002).
Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura “Decifrar”. Proficiência na Decifração de Palavras de Dificuldade Crescente. Lisboa: ISPA.
McCloy, R. A. (1990). A new model of job performance: An integration of measurement, prediction, and theory. Unpublished doctoral dissertation, University of Minnesota, Minneapolis.
Quadros e Figuras. Os quadros e as figuras devem ser apresentados no texto acompanhados de breves legendas. As figuras devem possuir elevada qualidade gráfica, de modo a permitir a sua reprodução sem perda apreciável de nitidez, e a sua eventual redução. Caso considere necessário para a garantia desta qualidade, poderá enviar igualmente as figuras e ficheiros separados .
SUBMISSÃOA proposta do artigo, previamente revisto, deverá ser submetida num único ficheiro, contendo a página de rosto e o resumo, e as tabelas e figuras (fotografias, desenhos, esquemas, etc.) devem ser inseridas no texto, e não no final do doc. Caso pretenda a revisão cega, por favor não coloque o nome dos autores na 1º pagina, e nesse caso envie a 1º pagina separadamente com o nome dos autores. Caso seja necessário, no momento da edição poderá vir a ser contado com o objectivo de fornecer as figuras em ficheiros diferentes.
PROVASAs provas tipográficas poderão vir a ser revistas pelos autores, que neste caso não poderão acrescentar ou alterar o texto original. Os autores recebem o artigo em PDF.