Esta revista utiliza o Sistema Eletrónico de Edição de Revistas — SEER (tradução do Open Journal Systems/OJS) para administração e suporte à publicação on-line. O sistema é uma solução de código livre para administração e publicação de revistas científicas on-line. OJS é uma ferramenta altamente flexível, voltada para editor científico, para administrar e publicar documentos on-line, que pode ser transferido gratuitamente e instalado num servidor Web local. O seu objectivo é reduzir o tempo, energia e custo das tarefas de secretariado e administração associadas à edição de uma revista, enquanto melhora o controlo do processo editorial. Procura melhorar a qualidade das publicações científicas através de um número de inovações, quais sejam tornar as políticas da revista transparentes e melhorar a indexação dos artigos.
Visão Geral do Sistema
Administração e Publicação de revistas científicas na Web. O sistema cobre todos os aspectos de publicação on-line de revistas, desde a implementação de uma presença on-line a operacionalização dos processos editoriais, como a submissão por parte dos autores, a revisão pelos pares, controlo da edição de texto, publicação, arquivamento e indexação da revista. O sistema também permite gerir o pessoal envolvido na produção de uma revista, incluindo registar o trabalho do editor, dos revisores, dos autores, comunicação com os leitores e controlando a comunicação.
Flexibilidade e Escalabilidade. Uma única instalação pode administrar muitas revistas. Cada revista tem o seu próprio URL (Universal Resource Locator) assim como o seu próprio visual e formato. O sistema pode permitir a um único editor gerir todas as funcionalidades de uma revista e a sua página ou permitir a uma equipa editorial internacional, cada um com suas responsabilidades, actuar em cada área específica.
Suporte ao Acesso Remoto. Este sistema não apenas ajuda na publicação da revista, mas demonstra o quanto pode ser reduzido o custo de publicação de revistas científicas, ao ponto de tornar viável fornecer aos leitores "Acesso Livre e gratuito" ao seu conteúdo. O justificação para adopção do Acesso Livre é descrito numa série de artigos originados deste projecto disponível em Public Knowledge Project.
Histórico do Sistema. O sistema foi lançado inicialmente em 2002 como uma iniciativa para pesquisa e desenvolvimento pelo Public Knowledge Project na Universidade de British Columbia, com o apoio do Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas do Canadá, do Max Bell Foundation, do Pacific Press Endowment e do MacArthur Foundation. Sua continuidade e desenvolvimento está hoje sob a parceria do Public Knowledge Project da UBC, o Centro Canadense de Estudos em Publicação e a Biblioteca da Universidade Simon Frases. Para mais informações, aceda a Public Knowledge Project @ Simon Fraser University.
Estrutura do Administração
Processo Editorial
O sistema controla e movimenta submissões à revista através de cinco passos no processo editorial, que serão geridos por um ou mais editores.
- Fila de Submissões: Os artigos começam aqui e são associados a um ou mais editores.
- Revisão: Os artigos passam pela revisão por pares e a decisão editorial.
- Edição da Submissão: Os artigos passam pela Edição de Texto, Layout e Leitura de Provas e em seguida agendados para publicação numa edição.
- Sumário: Os artigos são ordenados e publicados.
Funções Editoriais
(Atribuídas na Administração da Revista)- Director: Configura a revista, as suas informações e o Expediente (pode também actuar como Editor, além de outras funções).
- Editor: supervisiona o processo editorial; pode designar Editores de Secção a submissões, responsáveis pela Revisão e Edição da submissão; administra o agendamento dos conteúdos e publicação da revista.
- Editor de Secção: Supervisiona a Revisão das Submissões e possivelmente a Edição das submissões designadas.
- Editor de Texto: Trabalha para melhorar a gramática e clareza das submissões, questionando o autor sobre possíveis erros, e garante a conformidade do documento com as normas bibliográficas e textuais da revista.
- Editor de Layout: Transforma o texto editado da submissão em composições HTML, PDF, e/ou PS, adequadas para publicação eletrónica.
- Leitor de Prova: Verifica as composições procurando por erros tipográficos e de formatação, como último estágio para controlo de qualidade.
Suporte
Um Fórum de suporte técnico e submissão de bugs do sistema pode ser acedido via PKP.
Para perguntas sobre como interagir com uma revista eletrónica específica, que usa o sistema ou sobre a política de tal revista, devem entrar em contacto com o suporte listado em "Sobre" de cada revista.