- Como criar uma revista no sistema?
- Onde eu posso encontrar suporte técnico, informar bugs, e sugerir melhorias no sistema?
- Como traduzir o sistema para outros idiomas?
- Por que aparece a mensagem "Esta revista não aceita submissões neste momento"?
- Como disponibilizar acesso a manuscritos que estão no estágio "em revisão" ou em "pré-impressão" antes de serem publicados pela revista?
- Como informar o público que a revista está disponível na Web?
- Como apresentar um histórico do Expediente da revista?
- Como registar leitores como revisores da revista?
- Como encontrar mais revisores para uma submissão além da lista actual de revisores disponíveis?
- Quais os diferentes formatos e políticas que uma revista pode adoptar para publicar o seu conteúdo como de Acesso Livre, tornando-o gratuito aos leitores?
1. Como criar revista no sistema?
- Transfira o sistema e instale o programa, seguindo as suas instruções de instalação, num servidor que atenda aos requisitos de software.
- Use o nome de utilizador e a senha de Administrador fornecidos durante a instalação para aceder ao sistema.
- Crie uma nova revista em Revistas Hospedadas.
- O Administrador do Sistema será automaticamente registado como Director da nova revista, mas podem ser criados outros utilizadores com Função de Director, se necessário.
- O Director entra em Configuração e preenche os cinco passos (não necessariamente todos de uma vez), cujo resultado será um portal pronto para receber submissões, gerir o processo editorial e publicar a revista on-line.
- Consulte OJS numa Hora para mais informações sobre como utilizar o sistema.
2. Onde eu posso encontrar suporte técnico, informar bugs e sugerir melhorias no sistema?
O Public Knowledge Project opera um Fórum de Suporte onde pode-se pesquisar por muitas respostas e colocar novas perguntas. Por exemplo, mensagens de erro podem ser pesquisadas, levando a soluções propostas para os assuntos mais comuns. Caso não encontre o que precisa, o utilizador pode perguntar para pkp.contact@gmail.com. Informação sobre Bugs devem ser submetidos para o Github.com issues do PKP.
3. Como traduzir o sistema para outros idiomas?
Instruções para tradução estão disponíveis no ficheiro docs/README que está incluído com o código fonte do sistema. Informações adicionais sobre tradução podem ser encontradas no Fórum de Suporte do PKP.
4. Por que aparece a mensagem "Esta revista não aceita submissões neste momento"?
Caso o Director ainda não tenha criado nenhuma secção para a revista (por exemplo, Artigos, Livros, Revisões, etc.), os autores verão esta mensagem durante o processo de submissão. Também, caso o Director tenha activado a opção "Restrita a Editores e Editores de Secção", para todas as secções criadas, somente os Editores e Editores de Secção poderão submeter à revista.
5. Como disponibilizar acesso a manuscritos que estão no estágio "em revisão" ou em "pré-impressão" antes de serem publicados pela revista?
O sistema oferece a Editores duas opções para "acesso a pré-impressos (pré-prints)". Pode ser criada uma secção na edição actual, na qual são inseridos aprovados para uma futura edição ainda por definir e publicar. O artigo pré-impresso é incluído no Sumário da edição actual. Quando a próxima edição estiver pronta para publicação, basta remover os artigos da edição actual e agendá-los na próxima edição. Outra opção, mais restrita, é o Editor pode fazer uso da URL criada em "Leitura de Provas" na Edição da submissão, possibilitando o acesso da "pré-visualização" do artigo (para utilizadores privilegiados) antes de ser publicado numa edição da revista. Enquanto isso, o PKP avalia o interesse nesta funcionalidade para considerar a criação de uma opção formal para tal funcionallidade.
6. Como informar o público que a revista está disponível na Web?
A sua revista deverá ser indexada pelo Google e outros grandes sistemas de busca sem muito esforço, porém é importante tomar algumas atitudes pró-activas. Certifique-se de registar a revista no Colectador de Metadados PKP Harvester em Configuração Passo 3, o que leverá sua revista a ser indexada noutros motores de busca da Open Archives Initiative, incluindo o PKP Harvester e o OAIster. Se a sua revista publica em Acesso Livre, entre em contcato com a biblioteca da sua instituição para saber como listar a sua revista entre as revistas eletrónicas e como entrar em contacto com uma série de listas de bibliotecas com ferramentas de pesquisa on-line. Verifique a possibilidade de usar listas de discussão ou portais na web de grupos relevantes para anunciar uma "chamada para submissão de artigos" ou o lançamento da revista. Finalmente, em Configurações de Segurança/Accesso sob Configuração (2.5), o Director deve permitir o registo de Leitores para que estes recebam a notificação de nova edição publicada, entre outras informações relevantes.
7. Como apresentar um histórico do Expediente da revista?
O Director pode criar uma página de "Histórico do Expediente" como um novo item em Sobre a Revista (item 2.6 na Configuração). Nesta página pode fornecer o nome, título editorial e tempo de serviço dos membros da equipa editorial.
8. Como registar leitores como revisores da revista?
Em Configurações de Segurança/Accesso (2.5), sob Configuração, o Director pode activar o registo de Revisores, Autores e Leitores. Os Revisores posteriormente aparecerão entre aqueles que o Editor de Secção pode escolher e designar para rever uma submissão. Em Configuração 5.7, o Director pode informar em "Aos Leitores" sobre o interesse da revista em ter leitores actuando como Revisores da Revista. Da mesma forma, a revista pode encorajar o registo de Leitores com o propósito de realizar mala directa ou para identificar o número de leitores existentes.
9. Como encontrar mais revisores para uma submissão além da lista actual de revisores disponíveis?
Existem várias técnicas possíveis. Uma vez identificado um Revisor potencial, o seu e-mail e afiliação podem ser encontrados usando ferramentas de busca com o nome da pessoa.
- Use a bibliografia do artigo a ser revisto para identificar pessoas adequadas e depois use os seus nomes completos no Google para encontrar as suas instituições e depois o seu endereço de e-mail.
- Use pesquisas Booleanas no Google baseadas em palavras-chave sobre o autor (por exemplo, pós-colonialismo + literatura + "África do Sul") para identificar materiais on-line relacionados e pessoas trabalhando na mesma área.
- Baseado em como o autor identificou o assunto do artigo (veja Metadados no resumo da submissão), envie perguntas a colegas sobre o nome de um possível revisor com o conhecimento desejado da área identificada.
- Visite outras revistas on-line da área para identificar autores que podem actuar como revisores para um artigo específico submetido à sua revista.
10. Quais os diferentes formatos e políticas que uma revista pode adoptar para publicar o seu conteúdo como de Acesso Livre, tornando-o gratuito aos leitores?
Pode consultar "As Nove Camadas de Publicações Científicas de Acesso Livre" de John Willinsky na Revista de Pós-graduação em Medicina. Também, a Fundação Soros preparou um a Guia para Publicações de Acesso Livre e Sociedades do Conhecimento que é "um guia destinado a ajudar sociedades do conhecimento — e editores de menor porte — a avaliarem as opções disponíveis para o futuro das políticas de publicação de revistas". SPARC, a Coalizão de Publicação do Conhecimento e Recursos Académicos, também dispõe de muita inforação relacionada a publicações de Acesso Livre.