Escala de Preocupações durante a Procriação Medicamente Assistida: Estudo exploratório das características psicométricas da versão portuguesa
Resumo
A Concerns During Assisted Reproductive Technologies Scale (CART; Klonoff-Cohen, Natarajan, & Klonoff, 2007) foi desenvolvida com o objectivo de avaliar preocupações experienciadas pelas mulheres que se encontram a realizar tratamento médico para a infertilidade com recurso a técnicas de procriação medicamente assistida, mais precisamente, Fertilização In Vitro (FIV) e Transferência Intratubar de Gâmetas (GIFT). Entre estas preocupações, incluem-se as relacionadas com a anestesia, cirurgia, tempo de recuperação, efeitos secundários das hormonas, falta de informação, dor, aspectos financeiros, faltas ao trabalho, e alcançar um bebé saudável.
O presente estudo explora as propriedades psicométricas da versão portuguesa da CART (CART-P). Uma amostra constituída por 84 mulheres a realizar Fertilização In Vitro (FIV) ou Microinjecção Intracitoplasmática de Espermatozóides (ICSI) completou um conjunto de instrumentos de auto- -resposta integrando a CART-P e medidas de depressão, ansiedade, stress relacionado com a infertilidade e auto-eficácia para lidar com a infertilidade, utilizados para os estudos de validade.
Os resultados mostram que a CART-P evidencia uma estrutura tri-factorial e propriedades psicométricas semelhantes às reportadas na versão original.
Texto Completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.14417/lp.621
Apontadores
- Não há apontadores.
ISSN Eletrónico: 1646-6004 | Copyright © ISPA - Instituto Universitário, 2012 | Portal otimizado para Internet Explorer 10, Firefox 32+, Chrome 37+ e Safari 5+.