Construção e determinação das qualidades psicométricas do Questionário de Suporte Social Snstitucional na Saúde (QSSIS)
Resumo
Este estudo tem como objectivo apresentar uma proposta de instrumento para aceder à percepção do suporte social institucional na saúde: o Questionário de Suporte Social Institucional na Saúde (QSSIS) estudando as suas características métricas.
Apesar do reconhecimento dos efeitos positivos na saúde do suporte social poucos estudos abordam a temática do suporte social fornecido por técnicos de saúde. Os resultados obtidos com uma amostra de 328 adolescentes, mostram valores adequados de consistência interna e sensibilidade. A análise da estrutura factorial do QSSIS incluiu duas dimensões do constructo: estrutural e funcional. A dimensão estrutural agrupou sete itens em três factores: Tempo, Localização e Burocracia. A dimensão funcional incluiu 30 itens agrupados segundo cinco factores, denominados de Suporte Emocional/Relacional, Suporte de Estima, Suporte Social Tangível – Saúde; Suporte Social Tangível – Educação Sexual e Suporte Avaliativo. A validade de constructo realizada com o Social Spport Questionnaire (SSQ6; Sarason, Sarasom, Shearin, & Pierce, 1987) e a validade concorrente medida pela recorrência aos serviços de saúde, evidenciou que o Suporte de Estima é o factor mais correlacionado com o suporte social informal avaliado pela SSQ6 e o Suporte Tangível na Saúde e a Acessibilidade Temporal, os que mais estão associados à procura dos cuidados de saúde.Texto Completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.14417/lp.755
Apontadores
- Não há apontadores.
ISSN Eletrónico: 1646-6004 | Copyright © ISPA - Instituto Universitário, 2012 | Portal otimizado para Internet Explorer 10, Firefox 32+, Chrome 37+ e Safari 5+.