Parceria família-creche na transição do bebé para a creche

Vera Lúcia Marques Coelho, Sílvia Barros, Manuela Pessanha, Carla Peixoto, Joana Cadima, Ana Isabel Pinto

Abstract


Este estudo apresenta atitudes e comportamentos de parceria família-creche, relatados por mães e educadoras, durante o período de entrada de bebés na creche. Mães e educadoras de 90 bebés responderam à Escala de Parceria Educadores-Pais (Ware, Rusher, Barfoot & Owen, 1995). Os resultados indicam uma grande valorização, por parte das mães e educadoras, da parceria família-creche para dar resposta às necessidadesdas crianças, bem como uma elevada probabilidade, relatada, de se envolverem em comportamentos de parceria. Os relatos das mães são relativamente mais positivos, quer no que se refere às atitudes, quer no que se refere aos comportamentos de parceria. Verificaram-se também associações positivas entre os relatos das mães e das educadoras. Encontraram-se ainda outras associações, no sentido esperado, com variáveis do ambiente familiar e de creche.


Keywords


COMUNICAÇÃO FAMÍLIA-EDUCADORA; QUALIDADE DO AMBIENTE DE CRECHE; TRANSIÇÃO DOS BEBÉS PARA A CRECHE

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DOI: https://doi.org/10.14417/ap.1002

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