Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação

Joseph Conboy, Carolina Carvalho, João Santos, Ana Paula Gama, David Tavares, Jesuína Fonseca, Dulce Martins, Maria Helena Salema, Edite Fiúza

Abstract


O presente estudo descreve o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade =13 anos) em Portugal continental, a partir da qual foram extraídas duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Uma sub-amostra foi submetida a análise fatorial exploratória, sendo a segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória. Embora a literatura aponte para duas dimensões, estes procedimentos conduziram a uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α = .74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α = .74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, α = .78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.


Keywords


ALUNOS DO ENSINO OBRIGATÓRIO; IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR; VALIDAÇÃO FATORIAL

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DOI: https://doi.org/10.14417/ap.1016

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