Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação
Abstract
O presente estudo descreve o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade =13 anos) em Portugal continental, a partir da qual foram extraídas duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Uma sub-amostra foi submetida a análise fatorial exploratória, sendo a segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória. Embora a literatura aponte para duas dimensões, estes procedimentos conduziram a uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α = .74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α = .74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, α = .78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Portugal))References
Referências
Abrantes, P. (2003). Identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade. Sociologia, Problemas e Práticas, 41, 93-115.
Bentler, P. M. (1990). Comparative fit indexes in structural models. Psychological Bulletin, 107(2), 238-246.
Browne, M. W, & Cudeck, R. (1993). Alternative ways of assessing model fit. In K. A. Bollen, & J. S. Long (Eds.), Testing structural equation models (pp. 136-162). London: SAGE.
Clark, L. A., & Watson, D. (1995). Constructing validity: Basic issues in objective scale development. Psychological Assessment, 73, 309-319.
Cortina, J. M. (1993). What is coefficient alpha? An examination of theory and applications. Journal of Applied Psychology, 78(1), 98-104.
Diniz, A. M., & Almeida, L. S. (2005). Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES): Metodologia de construção e validação. Análise Psicológica, 4(23), 461-476.
Finn, J. (1989). Withdrawing from school. Review of Educational Research, 59(2), 117-142.
Firestone, W. A., & Rosenblum, S. (1988). Building commitment in urban high schools. Educational Evaluation and Policy Analysis, 10(4), 285-299.
Freire, S., Carvalho. C., Freire, A., Azevedo, M., & Oliveira, T. (2009). Identity construction through schooling: Listening to students’ voices. European Educational Research Journal, 8(1), 80-88.
Gee, J. P. (2000). Identity as an analytic lens for research in education. Review of Research in Education, 25, 99–125.
Haynes, S., Richard, D., & Kubany, E. (1995). Content validity in psychological assessment: A functional approach to concepts and methods. Psychological Assessment, 7(3), 238-247.
Hooper, D., Coughlan, J., & Mullen, M. R. (2008). Structural equation modeling: Guidelines for determining model fit. Electronic Journal of Business Research Methods, 6(1), 53-60.
Hu, L. T., & Bentler, P. M. (1999). Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling, 6(1), 1-55.
Klapam, A., & Flum, H. (2012). Identity formation in educational settings: A critical focus for education in the 21st century. Contemporary Educational Psychology, 37(3), 171-175.
Mulaik, S. A., James, L. R., van Alstine, J., Bennet, N., Lind, S., & Stilwell, C. D. (1989). Evaluation of goodness-of-fit indices for structural equation models. Psychological Bulletin, 105(3), 430-445.
Pilati, R., & Laros, J. A. (2007). Modelos de equações estruturais em psicologia: Conceitos e aplicações. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 23(2), 205-216.
Sijtsma, K. (2009). On the use, the misuse, and the very limited usefulness of Cronbach's Alpha. Psychometrika, 74(1), 107-120.
Steiger, J. H. (1990). Structural model evaluation and modification. Multivariate Behavioral Research, 25(2), 173-180.
Tavares, D. (2007). Escola e identidade profissional: O caso dos técnicos de cardiopneumologia, Lisboa: Colibri / IPL.
Voelkl, K. (1997). Identification with school. American Journal of Education, 105, 294- 318.
Voelkl, K. (2012). School identification. In S. Christianson, A. Reschly, & C. Wylie (Eds.) Handbook of research on student engagement (pp. 193-218). New York: Springer.
Wenger, E. (2007). Communities of practice: Learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press.
DOI: https://doi.org/10.14417/ap.1016
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | The portal and metadata are licensed under the license Creative Commons CC BY-NC