Atribuições, estilos e práticas no cuidado de crianças em creches mexicanas

Fernando Salinas-Quiroz, Abraham Andrade, Esperanza Hernández, Rubén Velázquez, Leandra Coelho

Abstract


As pesquisas sobre os Centros de Educação Infantil (CEI) documentam que não existem associações consistentes entre a qualidade do CEI e o nível educativo do Cuidador Secundário Professional (CSP), o anterior é interpretado como a primazia da qualidade dos processos internos do CSP sobre os níveis de certificação. A hipóteses inicial do estudo indica que as atribuições sobre a intencionalidade do comportamento do infante se associarão com seus estilos e práticas de educação. Participaram 34 CSP. Aplicamos versões adaptadas da Escala de Atribuições Maternas e da Escala de Comportamentos para Mães e Pais com Crianças Pequenas. Os estilos de educação correlacionaram com as atribuições negativas (r=-.508**), e as práticas de educação com atribuições positivas (=.369*). Os promotores de políticas públicas podem criar mecanismos de seleção/promoção de pessoal que privilegiem fatores não acadêmicos, gerando continuidade no cuidado que recebem os infantes.


Keywords


Educação infantil, Atribuções sobre a intencionalidades, Estilos e práticas de educaçao, Qualidade educativa.

References


Barr, R. (2000). Excessive crying. In: Sameroff, A. & Lewis, M. (Eds.), Handbook of Psychopathology. New York: Plenum.

Cárcamo, R.A., Vermeer, H.J., De la Harpe, C., van der Veer, R. & van Ijzendoorn, M.H. (2014). The quality of childcare in Chile: Its stability and international ranking. Child & Youth Care Forum, 43, 747-761. doi: 10.1007/s10566-014-9264-z

Darling, N. & Steinberg, L. (1993). Parenting Style as Context: An Integrative Model. Psychological Bulletin, 3, 487-496.

de Castro, F. & Mayes, L. (2006). Escala de Atribuciones Maternas. Manuscrito inédito.

de Castro, F. (2005). Psychoanalytic Research using Longitudinal Studies: An Inquiry on the Developmental Impact of Early Maternal Projections. (Tesis inédita de doctorado). Essex: University of Essex. Reino Unido.

Diario Oficial de la Federación, DOF (2011). Ley General de Educación. México

Fonagy, P., Steele, M., Moran, G., Steele, H. & Higgitt, A.C. (1993). Measuring the Ghost in the Nursery: An empirical Study of the Relation Between Parent’s Mental Representations of Childhood Experiences and their Infants’ Security of Attachment. J. Am. Psychoanal.Assoc. 41, 957-989.

Friedman S. & Boyle D.E. (2008). Attachment in US children experiencing nonmaternal care in the early 1990s. Attachment and Human Development, 10(3), 225-261.

Gunnar, M.R., Tagle, N.M., & Herrera, A. (2009). Stressor paradigms in developmental studies: What does and does not work to produce mean increases in salivary cortisol. Psychoneuroendocrinology, 34, 953–967. doi: 10.1016/j.psyneuen.2009.02.010.

Heider, F. (1958). The Psychology of interpersonal relations. New York: John Wiley & Sons.

LoCasale-Crouch, J., Konold, T., Pianta, R., Howes, C., Burchinal, M., Bryant, D., Clifford, R., Early D. & Barbarin, O. (2007). Observed classroom quality profiles in state-funded pre-kindergarten programs and associations with teacher, program, and classroom characteristics. Early Childhood Research Quarterly, 22, 3-17.

MacPhee, D. (2002). Knowledge of Infant Development Inventory. Survey of Child Experiences Manual. Unpublished manuscript.

Murray, A. (1979). Infant crying as an elicitor of parental behavior: An examination of two models. Psychological Bulletin, 86, 191-215.

Myers, R., Martínez, A., Delgado, M.A., Fernández, J.L. & Martínez, A. (2013). Diagnóstico Infantil Temprano en México. Diagnóstico y recomendaciones. Ciudad de México, México: Banco Interamericano de Desarrollo. División de Protección Social y Salud.

Pianta, R.C., Howes, C., Burchinal, M., Bryant, D., Clifford, R., Early, D. & Barbarin, O. (2005). Features of pre-kindergarten programs, classrooms, and teachers: Do they predict observed classroom quality and child-teacher interactions? Applied Developmental Science, 9 (3), 144.159.

Salinas-Quiroz, F. (2014). Educación Inicial de Base Segura: Estudio observacional de los procesos internos de la educadora, de la interacción y del desarrollo sociocognitivo infantil (Tesis inédita de doctorado). Ciudad de México, México: Universidad Nacional Autónoma de México.

Salinas-Quiroz, F., Morales-Carmona, F., Juárez-Hernández, M.C., de Castro, F., Posada, G. & Carbonell, O.A. (2015). Educación Inicial de Base Segura: Indicador de la calidad educativa para la primera infancia. Psicología Iberoamericana, 23(1), 75-82.

Sociedad Mexicana de Psicología (2007). Código ético del psicólogo. México: Trillas.

Solís-Cámara, R.P. & Díaz, R. M. (2007). Relaciones entre creencias y prácticas de crianza de padres con niños pequeños. Anales de psicología, 23 (2), 177-184.

Solís-Cámara, R.P., Díaz, R.M., Medina, C., Barranco, J.L., Montejano, G.H. & Tiscareño, L.A. (2002). Estructura factorial y propiedades de la Escala de Comportamientos para Madres y Padres con Niños Pequeños (ECMP). Psicothema, 14, 637-642.

Solís-Cámara, R.P., Díaz R.M, Cortes M.N., Patiño, M.D., Pérez de la Torre, T. & Robles, B.C. (2005) Propiedades psicométricas de la Escala de Comportamientos para Madres y Padres con Niños Pequeños. Revista Latinoamericana de Psicología, 37, 59-70.

Tomasello, M. (1996) The Cultural Roots of Language. In: Veliochovsky, B.M. & Rumbaugh, D.M. (Eds.), Communicating Meaning, NJ: Erlbaum.

UNICEF (1989) Convención sobre los Derechos del Niño. Nueva York.

Universidad Pedagógica Nacional (2011). Escala de Evaluación de la Calidad de los Centros de Educación Inicial.

Vandell, D., Belsky, J., Burchinal, M., Steinberg, L., Vandergrift, N. & the NICHD Early Child Care Research Network. (2010). Do effects of early child care extend to age 15 years? Results from the NICHD Study of Early Child Care and Youth Development. Child Development, 81, 737–756. doi:10.1111/j.1467- 8624.2010.01431.x

Vermeer, H.J. & Bakermans-Kranenburg, M.J. (2008). Attachment to mother and nonmaternal care: bridging the gap, Attachment & Human Development, 10(3), 263-273.

Weiner, B. (1974) Achievement motivation and attribution theory. Morristown, N.J.: General Learning Press.




DOI: https://doi.org/10.14417/ap.1256

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | The portal and metadata are licensed under the license Creative Commons CC BY-NC