Perfis de personalidade, sintomas depressivos e risco suicidário nos alcoólicos

Alberto Afonso de Deus

Abstract


O autor compara um grupo de 39 alcoólicos com uma mostra da população geral com o objectivo de encontrar diferenças que nos permitam destacar alguns aspectos psicológicos subjacentes à dependência alcoólica. As mudanças nos últimos anos nos grupos de alcoólicos–grupos mais jovens, com um beber abrupto, idêntico ao dos toxicodependentes, por comparação com os alcoólicos «clássicos», em que o alcoolismo evolui lentamente, geralmente integrado num contexto sócio-cultural, levaram-nos a pensar que estas duas formas de alcoolismo correspondem a perturbações psicológicas distintas.

Para avaliarmos estas diferenças ao nível da estrutura de personalidade aplicámos o Teste de Szondi. O alcoolismo é uma «caminhada patética» para a morte, pelo que colocamos a hipótese que este tipo de comportamento tem subjacente um estado depressivo em que os alcoólicos viram a agressividade contra si próprios. Uma das formas de expressão da auto-agressão reflecte-se no número de acidentes de viação. A depressão nos dois grupos de alcoólicos foi avaliada através do Inventário Depressivo de Beck.

A expressão da auto-agressividade nos dois grupos de alcoólicos, foi avaliada através da Escala de Risco Suicidário de Stork. Verificámos que não existem diferenças significativas entre os dois grupos de alcoólicos ao nível da depressão, no entanto, tal como esperávamos os alcoólicos mais jovens (tipo 2) apresentam um maior risco suicidário.


Keywords


Tipos de alcoolismo; depressão; parasuicídio



DOI: https://doi.org/10.14417/ap.334

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | The portal and metadata are licensed under the license Creative Commons CC BY-NC