Criatividade e antecedentes ao consumo de drogas

Rute Patrícia Espinho, Fernando Cardoso de Sousa

Abstract


Este estudo pretende avaliar a relação entre a criatividade e as razões que levam ao consumo de heroína e haxixe. Para avaliar as situações que levam ao consumo de drogas, é utilizada uma escala construída a partir do instrumento Inventory of Drug-Taking Situations (IDTS; Turner, Annis, Sklar, 1997); para avaliar a criatividade é utilizada uma escala construída a partir do instrumento The Physiognomic Cue Test (PCT; Stein, 1975). Participam neste estudo 126 indivíduos (63 consumidores de heroína e 63 consumidores de haxixe).

Os resultados obtidos mostram que os consumidores de heroína referem mais situações negativas de consumo que os consumidores de haxixe, não existindo diferenças, nos dois grupos, em relação a situações positivas que levam ao consumo. Relativamente à criatividade verifica-se uma relação positiva entre a sua vertente afectiva e o consumo de haxixe, e uma relação negativa entre a vertente cognitiva e o consumo de heroína. Não foi encontrada relação entre a criatividade e o tipo de situação que leva ao consumo. O estudo revelou-se importante na análise das situações que levam ao consumo e do papel do desenvolvimento da criatividade como via possível da reabilitação de consumidores de heroína.


Keywords


Toxicodependência; antecedentes ao consumo de drogas; criatividade



DOI: https://doi.org/10.14417/ap.366

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | The portal and metadata are licensed under the license Creative Commons CC BY-NC