Adaptação do Questionário de Experiências Depressivas (de Sidney Blatt e colegas) para a população portuguesa

Rui C. Campos

Abstract


No presente trabalho apresentamos os estudos levados a cabo para adaptar o Questionário de Experiências Depressivas (Q.E.D.) de Sidney Blatt e colegas para a população portuguesa. Iniciamos o artigo comum a breve exposição dos aspectos centrais da conceptualização de Sidney Blatt sobre a depressão. Descrevemos depois a versão original do Q.E.D. e as suas propriedades psicométricas. Posteriormente apresentamos o processo de tradução do instrumento, a sua aplicação experimental, a demonstração da equivalência linguística cruzada entre a versão original e a versão portuguesa e, finalmente, alguns estudos psicométricos com a versão portuguesa do questionário, nomeadamente relativos à análise da estrutura factorial e de consistência interna.

Calculámos tambémos valores das médias, medianas e desvios-padrão nas escalas do Q.E.D. e no Inventário de Depressão de Beck, de duas amostras portuguesas de estudantes universitários: uma de rapazes e outra de raparigas utilizadas neste processo de adaptação e comparámos essas duas amostras entre si, no que respeita aos valores médios nas escalas do Q.E.D. Comparámo-las também com as amostras americanas de rapazes e raparigas do estudo de replicação do estudo original de aferição. Calculámos ainda as correlações entre as escalas do Q.E.D. entre si e entre cada uma delas e o Inventário de Depressão de Beck. Os resultados obtidos são, de uma forma geral, bastante satisfatórios, apesar de ser necessário levar a cabo mais estudos de validade e também de precisão teste-reteste.


Keywords


Adaptação; Questionário de Experiências Depressivas; Sidney Blatt; estudos psicométricos; versão portuguesa



DOI: https://doi.org/10.14417/ap.400

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | The portal and metadata are licensed under the license Creative Commons CC BY-NC