As histórias das crianças: Um estudo sobre competência e capacidade narrativa com crianças em situação de pobreza

Glicéria Gil

Abstract


Este estudo analisou os factores de risco, a competência e a capacidade narrativa de um grupo de crianças em situação de pobreza. Uma revisão da literatura destacou as narrativas produzidas pelas crianças como um instrumento com interesse para a análise da resiliência ou competência das crianças.

Participaram nesta investigação 40 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, que frequentavam três Jardins de Infância do concelho de Portimão. Os instrumentos utilizados foram o Early Development Instrument (EDI), o teste de avaliação da linguagem oral, a ficha de dados demográficos e o MacArthur Story Stem Battery, que avaliaram, respectivamente, a competência geral das crianças, o nível de risco familiar e as capacidades narrativas. Cada narrativa foi codificada por unidades informativas, nível de cronologia e organização.

Os resultados demonstraram que as crianças que possuíam níveis mais elevados de competência elaboraram narrativas com mais conteúdos informativos. O nível de risco experienciado pelas crianças relacionou-se significativamente com a linguagem oral e a capacidade narrativa. As meninas revelaram-se mais competentes nas narrativas do que os meninos.

De um modo geral, os dados enfatizam a importância da relação entre a competência e a capacidade narrativa e de como estas duas características são importantes na promoção do sucesso educativo das crianças.


Keywords


Competência/resiliência; linguagem oral; capacidade narrativa; pobreza



DOI: https://doi.org/10.14417/ap.540

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | The portal and metadata are licensed under the license Creative Commons CC BY-NC