Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar
Abstract
O scaffolding tem sido estudado no âmbito de tarefas de resolução de problemas, sendo escassas as
investigações em contexto de elicitação narrativa. Este trabalho analisa o scaffolding verbal materno
na promoção da construção narrativa de crianças em idade pré-escolar, através da utilização de um
livro de imagens. As narrativas de 41 crianças (58.5% rapazes) de 4 anos foram vídeo-gravadas,
transcritas e analisadas segundo a Grelha de Cotação de Comportamentos Verbais Promotores da
Narrativa nas Crianças em Idade Pré-escolar. Verificou-se que as mães dirigem a atenção e o interesse da criança para o livro, utilizam questões específicas para direcionar o discurso da criança, recorrem a exemplos e solicitam a comprovação da criança e utilizam questões com incentivos de forma a
promover o seu discurso. Relativamente ao modo como orientam a narrativa dos seus filhos,
registaram-se valores semelhantes ao nível da intrusividade, sensibilidade e mudança. Os resultados
sugerem que a mãe tende a desempenhar a função de coautora ou mesmo de narradora principal como
forma de auxiliar a criança na construção da narrativa.
investigações em contexto de elicitação narrativa. Este trabalho analisa o scaffolding verbal materno
na promoção da construção narrativa de crianças em idade pré-escolar, através da utilização de um
livro de imagens. As narrativas de 41 crianças (58.5% rapazes) de 4 anos foram vídeo-gravadas,
transcritas e analisadas segundo a Grelha de Cotação de Comportamentos Verbais Promotores da
Narrativa nas Crianças em Idade Pré-escolar. Verificou-se que as mães dirigem a atenção e o interesse da criança para o livro, utilizam questões específicas para direcionar o discurso da criança, recorrem a exemplos e solicitam a comprovação da criança e utilizam questões com incentivos de forma a
promover o seu discurso. Relativamente ao modo como orientam a narrativa dos seus filhos,
registaram-se valores semelhantes ao nível da intrusividade, sensibilidade e mudança. Os resultados
sugerem que a mãe tende a desempenhar a função de coautora ou mesmo de narradora principal como
forma de auxiliar a criança na construção da narrativa.
Keywords
Idade pré-escolar, Livro de imagens, Narrativa, Scaffolding
Full Text:
PDF (Português (Portugal))DOI: https://doi.org/10.14417/ap.598
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | The portal and metadata are licensed under the license Creative Commons CC BY-NC