A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche

Catarina Rodrigues Grande, Inês Brandão Nunes, Vera Coelho, Joana Cadima, Sílvia Barros

Abstract


Este estudo visa contribuir para a compreensão da experiência do bebé no período de transição do ambiente familiar para a creche, analisando a perceção das mães e das educadoras acerca do estado emocional do bebé, da manutenção das rotinas e da comunicação família-creche nesse período. Mães e educadoras de 90 bebés da Grande Área Metropolitana do Porto responderam ao Questionário de Experiência na Creche na primeira e quarta semana de frequência da creche.

A perceção das mães e educadoras acerca do estado emocional dos bebés, da manutenção das rotinas e comunicação família-creche foi positiva, verificando-se perceções mais positivas das educadoras relativamente ao estado emocional e à comunicação família-creche. Da primeira para a quarta semana registou-se (a) estado emocional mais positivo, percebido pelas mães e educadoras; (b) diminuição da frequência da comunicação e aumento da manutenção das rotinas, percebidas pelas mães. O estado emocional dos bebés parece estar associado à perceção da manutenção das rotinas (mães e das educadoras) e, adicionalmente, à comunicação família-creche no caso das educadoras.

Este estudo parece assinalar o cuidado das famílias e educadores na transição dos bebés para a creche e destacar a importância do envolvimento das famílias e educadores para um melhor ajustamento do bebé.

Keywords


Transição, Comunicação família-creche, Bem-estar.

References


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DOI: https://doi.org/10.14417/ap.1174

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