Validação de um instrumento de avaliação dos fatores promotores da motivação para o trabalho: Um estudo cm profissionais de saúde oncológica portugueses

Diana Dias, Ângela Leite, Ana Ramires, Paula Bicho

Abstract


No âmbito da prestação de serviços de saúde, especialmente, em contexto oncológico, a associação entre motivação e satisfação no trabalho torna-se saliente. Partindo do instrumento de avaliação da motivação para o trabalho desenvolvido por Paleologou, Kontodimopoulos, Stamoli, Aletras e Niakas (2006), este estudo pretende, por um lado, avaliar a qualidade psicométrica deste instrumento, a sua estrutura fatorial, confiabilidade e validade numa amostra de profissionais de saúde de um hospital oncológico português. Por outro lado, pretende-se investigar os componentes da motivação que melhor predizem a satisfação no trabalho. Os scores dos quatro fatores do instrumento de motivação para o trabalho apresentaram boa consistência interna (α’s=> .96).  Os resultados da análise fatorial exploratória revelaram uma estrutura fatorial composta por18 itens distribuídos por quatro fatores, adequada aos dados correlacionais (e ao construto teórico subjacente à escala) e com garantias de fiabilidade e validade. A correlação de Pearson com a medida de satisfação com o trabalho faculta evidência acerca da validade convergente do instrumento de motivação para o trabalho. O modelo de regressão múltipla identifica os fatores job attributes, remuneration e achievements como preditores significativos da satisfação no trabalho.


Keywords


Motivação para o trabalho, Validação de instrumento, Profissionais de saúde.

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DOI: https://doi.org/10.14417/ap.1255

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