Competências metalinguísticas e aprendizagem da leitura em duas turmas do 1.º ano de escolaridade com métodos de ensino diferentes

Fátima Valente, Margarida Alves Martins

Abstract


Este trabalho procurou analisar as relações entre o desenvolvimento de competências metalinguísticas e aaprendizagem da leitura, no 1.º ano de escolaridade, através de métodos diferentes. Dois grupos de 19 crianças alfabetizadas, umas pelo método fonémico e outras pelo método silábico, foram avaliadas ao longo de um ano em tarefas de consciência silábica, consciência fonémica, conhecimento do nome das letras e leitura.

Os resultados mostraram que o padrão de desenvolvimento das duas competências fonológicas é idênticonos dois métodos; e que o método silábico desenvolve mais não só a consciência silábica mas também a consciência fonémica. Confirmaram-se os resultados de estudos anteriores que evidenciaram fortes relações entre o desenvolvimento destas competências e a leitura. Os dados apoiam a ideia de que, para o sucesso na aprendizagem da leitura em português, são importantes tanto a consciência silábica como a consciência fonémica.

A análise conjunta dos resultados sugere que o método silábico evita o aumento da influência das diferenças individuais na consciência silábica e na consciência fonémica sobre o desempenho em leitura, enquanto que o método fonémico acentua o efeito dessas diferenças. Relativamente ao conhecimento do nome das letras, os dados parecem indicar que possui um papel importante no sucesso em leitura, ao longo de todo ano e independentemente do método.


Keywords


competências metalinguísticas; aprendizagem da leitura; métodos de ensino da leitura



DOI: https://doi.org/10.14417/ap.141

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | The portal and metadata are licensed under the license Creative Commons CC BY-NC