Percepção dos adolescentes acerca da influência dos pais e pares nos seus comportamentos sexuais

Sónia Dias, Margarida Gaspar de Matos, Aldina Gonçalves

Abstract


O presente estudo teve como objectivo compreender as percepções dos adolescentes acerca da influência parental e dos pares nos seus comportamentos sexuais.

Neste estudo foi utilizada a metodologia “grupo focal” a uma amostra constituída por 72 adolescentes de escolas públicas do ensino regular de Portugal Continental. Os temas dos “grupos focais” foram discutidos em termos dos factores protectores e de risco para os comportamentos sexuais.

Os discursos dos adolescentes identificaram vários factores familiares, como o estatuto socio-económico, a qualidade da relação familiar, a comunicação entre pais e filhos, os estilos parentais, a supervisão parental; e factores relacionados com os pares, como a comunicação, as normas e a pressão dos pares como influenciando as atitudes e comportamentos sexuais protectores ou de risco para a saúde dos jovens.

Os resultados deste estudo são consistentes com a literatura que reconhece a influência dos pais e pares nos comportamentos sexuais dos adolescentes. Dão, assim, suporte ao desenvolvimento e implementação de programas eficazes de Promoção de Saúde Sexual nos adolescentes que incluam a abordagem à família de forma a robustecer as suas competências e diminuir o impacto dos factores de risco relacionados com os pares.


Keywords


Adolescência; comportamento sexual; influência parental e dos pares



DOI: https://doi.org/10.14417/ap.471

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | The portal and metadata are licensed under the license Creative Commons CC BY-NC